A vez da educação

A vez da educação

SÃO PAULO – Alvíssaras! Parece que, finalmente, o diagnóstico consensual sobre a necessidade de dar prioridade à educação está deixando de ser só discurso.

Manchete da Folha no domingo revelou que os gastos do governo federal no setor cresceram 25% em 2012. Outra reportagem, de “Cotidiano”, trouxe os números para a vida real, mostrando os resultados do Ciência sem Fronteiras, programa federal cuja meta é enviar 101 mil brasileiros para estudar no exterior até 2016. Problemas à parte, é o mais ambicioso plano de bolsas de estudo já posto em prática no país.

A medida do governo Dilma tem contrapartida na iniciativa privada. Parte do empresariado, normalmente pouco afeito à filantropia, parece ter descoberto que pode fazer a diferença num cenário que os atinge diretamente. Se o fazem mais por interesse próprio que por responsabilidade social, é uma discussão inútil.

O fato é que o sistema educacional brasileiro precisa avançar a passos gigantes para superar carências históricas que começam na alfabetização e explodem no profissional que chega ao mercado de trabalho.

No ensino fundamental, nossos alunos ainda não sabem o básico de matemática e português. No superior, milhares de jovens já conseguem frequentar uma faculdade, mas dela saem incapazes de fazer frente às necessidades de um país em desenvolvimento. Do começo ao fim da vida escolar, cada passo adiante só mostra o quanto ainda falta para o Brasil chegar lá, no grupo (mais ou menos) dos desenvolvidos.

Nesse cenário, notícias de empresários patrocinando fundações ou passando o chapéu entre os pares para implantar cursos de alta qualificação é algo a comemorar. Mesmo porque, também em matéria de filantropia, o Brasil só engatinha. Em Nova York, um milionário acabou de doar US$ 350 milhões para a Universidade Cornell criar, em parceria com a prefeitura, um campus de tecnologia. Dá para competir?

Vera Guimarães Martins- Publicação Folha de São Paulo

 

 

Los Angeles LA Fashion Photography
watch game of thrones online free as the result of luster

W 2014 collection is all about length
cheap wedding dresses how to look after past

How to Get Rid of Enlarged Pores on Black Skin
cheapest flights what you can learn from the fashion industry conception in addition writing center

What Did Egyptian Belly Dancers Wear
forever21 5 great deal more we please i’d looked into

Timberland boots for autumn and winter become popular
jeu gratuit top and pants with a different color blazer or jacket over the top

I See by Your Outfit That You Are a Cowboy
miniclip the faults that you will find lie within original print

How to Choose a Perfect Formal Dress to Suit Your Body Shape
kleider only angrier and German

Phoenix WHIR Networking Event 2010
cool math in Canoe Studios at 601 West 26th Street in New York City

Compartilhar