UFC inscreve para congresso internacional e seminário nacional sobre educação

Estão abertas, até 15 de outubro, via formulário on-line, as inscrições de trabalhos ao I Congresso Internacional de Política Educacional e Emancipação: as Relações entre Estado, Sociedade e Educação e ao III Seminário Nacional da Rede Mapa. As iniciativas ocorrem de 21 a 23 de novembro, na Faculdade de Educação (FACED) da Universidade Federal do Ceará.

Os dois eventos científicos serão realizados pelo Grupo de Estudos de Políticas, Gestão Educacional e Formação de Professores, da UFC (GEPGE/UFC), em parceria com a linha de pesquisa Trabalho e Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da FACED e a Rede Mapa Nacional, envolvendo pesquisadores, estudantes, professores e comunidade ligados à temática.

Com o objetivo de aprofundar o debate sobre Estado, democracia, política, gestão educacional e formação de professores, o evento tem em sua programação conferências, lançamento de livros, apresentação de trabalhos e mesas de debates sobre temas como accountability educacional, políticas educacionais e democracia, e políticas educacionais latino-americanas.

Estudantes e pesquisadores poderão inscrever resumos expandidos de acordo com os eixos temáticos: trabalho, práxis e educação: fundamentos educacionais; Estado, sociedade e políticas educacionais; políticas e práticas de formação dos docentes e dirigentes escolares; gestão da educação básica e gestão do ensino superior: os desafios da gestão democrática; políticas educacionais, avaliação, currículo, planejamento e financiamento da educação; desafios e dimensões contemporâneas do desenvolvimento e políticas públicas; questão agrária, políticas públicas e educação do campo; e políticas públicas e suas modalidades.

As inscrições na modalidade ouvinte seguem até 16 de novembro. O evento será gratuito e contará com emissão de certificado. Para participantes de outros municípios ou estados serão disponibilizadas vagas de alojamento. Mais informações estão disponíveis na página do I Congresso Internacional de Política Educacional e Emancipação: as Relações entre Estado, Sociedade e Educação e do III Seminário Nacional da Rede Mapa e no e-mail redemapagepge2018@gmail.com.