Abertas inscrições para o Vestibular 2010 da Universidade Federal de São Carlos

Abertas inscrições para o Vestibular 2010 da Universidade Federal de São Carlos

Tem início nesta terça-feira, dia 1º, o período de inscrições para o Vestibular 2010 para os cursos presenciais da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). São oferecidas 2.577 vagas em 57 opções de cursos de graduação. Há 1.717 vagas em 37 cursos no campus São Carlos; 620 vagas em 14 cursos em Sorocaba; e 240 vagas em 6 cursos em Araras.

O Vestibular 2010 da UFSCar está configurado de um modo diferente dos anos anteriores, devendo o candidato interessado em ingressar na Universidade submeter-se às duas etapas do processo seletivo. A primeira delas é composta pelas provas do Enem 2009, que acontecem em outubro, e a segunda etapa é concluída com as provas da Universidade. A nota final do candidato no Vestibular da UFSCar será composta 50% do Enem e 50% das provas da Instituição. Dessa forma, a participação do candidato no Enem 2009 é condição indispensável para a inscrição no Vestibular 2010 da UFSCar.

Processo
As inscrições para a segunda etapa no Vestibular 2010 da UFSCar podem ser feitas entre os dias 1º e 30 de setembro, exclusivamente pela Internet, no endereço eletrônico da Fundação Vunesp, em www.vunesp.com.br. O valor da taxa de inscrição é de R$ 75. O Manual do Candidato estará disponível no mesmo endereço. O candidato deve buscar orientações no documento para fazer as suas escolhas e a inscrição.

Para os candidatos contemplados com a isenção da taxa de inscrição, a inscrição poderá ser feita de 22 a 30 de setembro, também na página da Fundação Vunesp. A divulgação da lista dos contemplados com a isenção ocorrerá até o dia 18 de setembro.

As provas acontecem nos dias 13 e 14 de dezembro, nas cidades de Araras, Bauru, Campinas, Marília, Piracicaba, Ribeirão Preto, Santos, São Carlos, São José do Rio Preto, São José dos Campos, São Paulo e Sorocaba. No primeiro dia, os candidatos resolvem questões de Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Matemática e de Redação. No dia 14, as provas são de Química, Física, Biologia, História e Geografia. No dia 18 de dezembro acontece a Prova de Aptidão para os candidatos ao curso de Licenciatura em Educação Musical, apenas em São Carlos.

A convocação para as provas será feita, exclusivamente, pela Internet, em www.vunesp.com.br. É de responsabilidade do candidato a consulta e impressão do cartão de convocação, que estará disponível no endereço eletrônico a partir do dia 23 de novembro. Não haverá envio da convocação pelo correio. Os resultados da primeira chamada serão divulgados no dia 3 de fevereiro de 2010, às 12h. A matrícula acontece em 9 de fevereiro de 2010.

Ações Afirmativas
Por meio do Programa de Ações Afirmativas (PAA), a UFSCar reservará, em 2010, 20% das vagas de cada curso de graduação para estudantes egressos do Ensino Médio integralmente cursado em escolas públicas. Destas, 35% das vagas são reservadas a estudantes negros. Além da ampliação das oportunidades de acesso ao Ensino Superior público, gratuito e de qualidade, o PAA tem ações de ampliação ao programa de apoio à permanência do estudante na Universidade.

Também dentro do PAA, será realizado Processo Seletivo para candidatos indígenas. Para tanto, é oferecida uma vaga adicional em cada opção de curso de graduação da UFSCar, totalizando 57 vagas para candidatos indígenas (que comprovem sua etnia com documento certificado pela Funai) que tenham cursado o Ensino Médio integralmente na rede pública de ensino e/ou em escolas indígenas reconhecidas pela rede pública.

As inscrições para o Processo Seletivo de candidatos indígenas poderão ser feitas de 5 de outubro a 6 de novembro. As provas acontecem nos dias 14 e 15 de janeiro de 2010, com divulgação dos resultados em 11 de fevereiro.

Mais informações sobre o Vestibular 2010 da UFSCar podem ser obtidas nos endereços www.vunesp.com.br e www.vestibular.ufscar.br. Informações sobre o Processo Seletivo para candidatos indígenas podem ser consultadas em www.vestibular.ufscar.br.

 

Compartilhar