Acontece na UFRN

Acontece na UFRN

UFRN realiza I Jornada de Atualização Tecnológica do Seridó

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Campus Caicó, realiza de primeiro a três de junho, a I Jornada de Atualização Tecnológica do Seridó/Edição 2011. As inscrições poderão ser realizadas no site do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas www.sigaa.ufrn.br, até o dia 25 de maio.

O evento pretende reunir a comunidade universitária, professores e profissionais de outras instituições para tratar dos mais diversos temas relacionados à tecnologia da informação. O objetivo é estimular, ampliar e aprofundar a integração dos diversos grupos e áreas de conhecimento atuantes nas instituições, abrindo espaço para troca de experiências, divulgação da produção acadêmica e atualização tecnológica.

A I Jornada contará com palestras, minicursos e mesas temáticas, ministradas por profissionais do mercado de tecnologia da informação e acadêmicos de outras instituições de ensino superior. A palestra de abertura está prevista para as 8h30, com a temática “Mercado de Tecnologia de TI no Brasil e a Formação de Recursos Humanos na Área”, proferida pelo Coordenador do Curso de Bacharelado em Ciência da Computação da Universidade Federal de Campina Grande, Dalton Dario Serey Guerrero.

Outras informações acesse o site: http://www.jats2011.org ou siga o twitter http://twitter.com/#!/bsiufrn.


UFRN realiza I Encontro Regional de Educação a Distância

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte, através da Pró-reitoria de Extensão (PROEX) e da Secretaria de Educação a Distância (SEDIS), promove, nesta quinta e sexta-feira, 12 e 13 de maio, o 1º Encontro Regional de Educação a Distância. O evento será realizado no auditório Otto de Brito Guerra, na Reitoria, e contará com convidados da Instituição e de outras universidades que irão proferir palestras e participar de mesas-redondas.

O encontro é direcionado a docentes, tutores, técnicos e discentes envolvidos na modalidade de Educação a Distância. A abertura está prevista para as 9h45, com a palestra Educação a Distância no Brasil, proferida pela professora Nara Maria Pimentel, da Universidade de Brasília. No período da tarde, às 14h, ocorre a mesa redonda A experiência da Educação a Distância no Rio Grande do Norte, com a presença de representantes da UFRN, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFRN), Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN) e Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA).

O Encontro pretende assumir um ambiente de discussão e reflexão sobre a modalidade, com a intenção de compartilhar os conhecimentos sistematizados com todos os partícipes. Outras informações acesse www.sedis.ufrn.br.


Fórum de Educação do Rio Grande do Norte será lançado na UFRN

Nesta sexta-feira, dia 13, às 9h, no auditório da Escola de Música da UFRN, acontece o evento de criação do Fórum Estadual em Defesa da Educação no Rio Grande do Norte. A programação consta da mesa-redonda sobre leitura do manifesto em prol da instalação do fórum; declaração da instalação e cronograma de atividades, coordenada pela doutora Antônia Fernanda Jalles, do Departamento de Educação da UFRN.

O fórum é um órgão consultivo, constituído pelos vários segmentos da sociedade civil organizada, e tem como objetivo servir de espaço para acompanhamento da gestão de políticas públicas educacionais, e de defesa da promoção e da qualidade social da educação, através de reuniões, debates e seminários.


UFRN oferece curso de Capacitação em Arranjos Produtivos Locais

Com o objetivo de contribuir para a formação de gestores e agentes de inovação diretamente ligados aos Arranjos Produtivos Locais (APL), acontece no período de 13 a 23 de maio, o curso de Capacitação em Organização e Gestão de APL. As inscrições estão sendo realizadas até a quinta-feira, 12, no seguinte endereço: www.sigaa.ufrn.br >Extensão  >Inscrições On-line. As vagas são prioritárias para quem tiver ligação profissional ou necessidade de formação em gestão de arranjos produtivos.

O curso, coordenado pela professora Anatália S.M. Ramos, compreende seis sessões com duração de quatro horas/aula, totalizando 24 horas de capacitação. O corpo docente é constituído de professores mestres ou doutores renomados, sendo dois do Rio Grande do Norte e cinco do Ceará. As disciplinas serão ministradas nos dias 13, 16, 17 e 23 desse mês, no Campus Central da UFRN.

Dentre os temas a serem abordados estão Micro e Pequenas Empresas e as Estratégias de Transferência Tecnológica em APL, Gestão e Liderança em Projetos para APL, Sistema de Inovação e APL, Legislação e Marco Institucional de APL, Experiências e ações para o fortalecimento de AP e Planejamento para AP.

O participante do curso poderá fazer toda a capacitação ou parte dela, escolhendo alguma(s) disciplina(s) de seu interesse. No entanto, só receberá o Certificado de Curso de Curta Duração os participantes que obtiverem no mínimo 75% de participação no curso como um todo. O certificado será expedido pela Pró-reitoria de Extensão.

APL – Arranjos Produtivos Locais são aglomerações de empresas, localizadas em um mesmo território, que apresentam especialização produtiva e mantêm vínculos de articulação, interação, cooperação e aprendizagem entre si e com outros atores locais, tais como: governo, associações empresariais, instituições de crédito, ensino e pesquisa.

 

Compartilhar