Acordo com a China vai abrir 5 mil vagas para estudantes brasileiros

Ciência sem Fronteiras

Brasil e China assinaram nesta quinta-feira, 21, no Rio de Janeiro, acordo para intercâmbio de estudantes no âmbito do Programa Ciência Sem Fronteiras, com a participação do ministro da Educação, Aloizio Mercadante, e do presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Jorge Guimarães. O documento, que envolve a Capes e o China Scholarship Counsil, beneficiará até 5 mil estudantes brasileiros de 2012 a 2015.

A parte chinesa oferecerá, anualmente, 250 bolsas de estudos. O Governo chinês isentará mensalidade e taxa de matrícula de 600 vagas. Essas ações compõem parceria estratégica mais ampla, articulada pela presidenta Dilma Rousseff e pelo primeiro ministro da China Wen Jiabao em encontro bilateral entre os dois chefes de Estado na tarde desta quinta-feira.

Pelo acordo, serão oferecidas bolsas de estudos nas áreas prioritárias do Ciência sem Fronteiras – como engenharias, ciências da natureza e energia renováveis – para cursos de graduação, graduação sanduíche e pós-graduação. As vagas estarão disponíveis em instituições que ofereçam aulas em inglês.

Os dois países também firmaram parceria para a criação de um centro de cultura brasileira na China e um centro de cultura chinesa no Brasil – o primeiro na América Latina. “Com isso, pretendemos estimular a difusão tanto da cultura dos dois países, quanto da língua”, ressaltou o ministro Aloizio Mercadante. Além disso, outro acordo garante o desenvolvimento da pesquisa nas áreas de nanotecnologia, biotecnologia, telecomunicações, oceanografia e proteção ambiental. Também está previsto, no âmbito da ciência, tecnologia e inovação, acordo no setor aeroespacial para lançamento de dois satélites até o ano que vem.

 

How to Design a Custom Dress
watch game of thrones online free 1940 saw Dior drafted into the French army

How Did Mary Jane Shoes Get Its Name
free games online So why do a minimalist wardrobe challenge

I don’t own a single suit
free online games Is just some fancy stuff to throw over my little naked body

Spiritual Development And How To Achieve It
vintage wedding dresses To shop at the Christian Runway click

A Must Have of the Season
free online games Please tell me why

Timberland boots for autumn and winter become popular
jeux fr They come in light denim

Chicken Enchilada Casserole and Chili Con Queso
miniclip the lymphatic system stroke

A Retailer with Plenty of Upside Potential
kleider do just the opposite with draped shapes