Andifes se reúne com presidentes do Senado e da Câmara

Andifes se reúne com presidentes do Senado e da Câmara

Foto: Iara Malta

Reitores das Universidades Federais se reuniram ontem (05), em Brasília, com o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL) e com o presidente da Câmara dos Deputados Henrique Alves (PMDB-RN), para conversar sobre o apoio necessário aos projetos de lei que tratam dos temas educação, ciência e tecnologia no Congresso Nacional. Os representantes da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) destacaram aos congressistas a defesa da autonomia universitária e a necessidade de previsão orçamentária para a continuidade da expansão do ensino superior público.

A agenda legislativa da atual diretoria da Andifes, presidida pelo reitor Carlos Maneschy, reforçou a disposição de permanente interlocução com o parlamento, no momento em que os novos presidentes das Casas Legislativas iniciaram as atividades. Os reitores destacaram a importância do caráter estratégico das Universidades Federais, e sua expansão e internacionalização para o desenvolvimento do país.

O presidente da Câmara, Henrique Alves foi o primeiro a receber a proposta da Andifes, que pode ser acessada clicando aqui . Henrique Alves se mostrou favorável às demandas e disposto a pautá-las para discussão e votação, como a Medida Provisória 592/12, que tramita na Câmara, e que trata da destinação de 100% dos royalties do petróleo para a educação. Os reitores argumentaram a necessidade do apoio dos deputados e senadores na aprovação da MP, tanto como forma de subsídio ao Plano Nacional de Educação (PNE), quanto para a importância da aplicação destes recursos não-renováveis no avanço intelectual do país.

“Defendemos que todos os recursos oriundos do petróleo sejam para a educação em seu formato sistêmico, que vai da pré-escola a pós-graduação. Quanto ao PNE pedimos celeridade porque os presidentes das duas casas determinam a dinâmica da agenda legislativa e precisamos ter aprovado esse marco que pensa a educação no horizonte amplo de tempo”, disse o presidente da Andifes. Outro tema debatido com o presidente da Câmara foi sobre o Código de Ciência, Tecnologia e Inovação, PL 2177/11, que para Carlos Maneschy dará agilidade na produção de pesquisa e na relação das universidades com o setor produtivo.

Foto: Rodolfo Stuckert (Câmara)

O presidente do Senado Renan Calheiros recebeu os reitores da Andifes, logo em seguida ao encontro com Henrique Alves, e garantiu que será dada atenção ao Plano Nacional de Educação (PNE), que atualmente encontra-se  na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE).  Outro assunto que Calheiros se comprometeu foi auxiliar as universidades quanto à questão da autonomia universitária, já que os reitores relataram os entraves que vêem enfrentado para executarem diversas atividades nas universidades.

O documento da Andifes entregue também a Renan Calheiros destacou a preocupação da Associação com a aprovação do PLS 399/12, que trata da revalidação e reconhecimento automático dos diplomas de instituições estrangeiras. Sobre esse assunto o presidente do Senado se comprometeu em conversar com o autor do projeto, senador Roberto Requião (PMDB-PR) e com o relator Cristóvão Buarque (PDT-DF) e promover um debate sobre o assunto.

O presidente da Andifes destacou ainda para Renan Calheiros o papel de indução do desenvolvimento econômico, social e cultural que as universidades têm desenvolvido através do REUNI. Carlos Maneschy pontuou os avanços com a interiorização dos campi, o aumento de mais de 100% na oferta de vagas para estudantes nas universidades federais e de cerca de 50% para docentes, além dos investimentos em infra-estrutura e da nova fase de implantação do Programa de Expansão, Excelência e Internacionalização das Universidades Federais, proposto pela Andifes.

Foto: Iara Malta

Os reitores também sinalizaram ao presidente do Senado a necessidade do Congresso em dar atenção a previsão orçamentária das Universidades Federais. Os dirigentes falaram da necessidade de manter a estrutura expandida, e principalmente, de garantir que a assistência estudantil seja qualitativa aos estudantes que ingressaram através da Lei de Cotas.

Além dos reitores que compõem a diretoria executiva da Andifes, estavam os reitores Roberto Salles (UFF), Eurico Lôbo (UFAL), Julianeli Tolentino (UNIVASF). Participaram do encontro também o secretário executivo da Andifes, Gustavo Balduino e a deputada federal Fátima Bezerra (PT-RN).

Iara Malta – Assessora de Comunicação da Andifes

How to Become an Image Consultant
watch game of thrones online free you might not need the gym

Old Fashion Magic Cookie Bars
free games online Our 1 goal is to provide a superior customer experience

Princess Diana Coming to Downtown Disney
cheap wedding dresses much like any other designs

Louis Vuitton is Drawing Graffiti
cheap flights Right now I’m trying to make a pinafore style skirt

Makes Salads for the Crowd Including Diabetics
free online games was then asked to share his favorite Star Wars moment

Wholesale Handbags for Christmas Gift
games cement tile flooring and white lacquer lacquer

How to Convert Pantone TPX
kleider The new Anna Wintour Costume Center

How To Dress 5 Pounds Lighter
ballkleider corn and venison

Compartilhar