AGU pede afastamento de procurador no Ceará de ações do Enem

A Advocacia-Geral da União (AGU) solicitou ao Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) a instauração de um processo disciplinar e o afastamento imediato do procurador da República no Ceará Oscar Costa Filho de assuntos jurídicos referentes à área de Educação.

Nos últimos três anos, Costa Filho protocolou 11 ações contra o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) – em todas elas, a AGU conseguiu comprovar a legalidade do Enem e do Sisu, derrubando os pedidos apresentados pelo advogado.

No caso mais recente citado pela AGU, Costa Filho é acusado de ter descumprido um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) ao ingressar na Justiça Federal do Ceará pedindo a antecipação da divulgação do espelho da prova de redação do Enem 2012, que somente ontem foi liberado pelo Ministério da Educação (MEC). Costa Filho tentou derrubar essa alegação, afirmando que o TAC foi revogado quando o MEC divulgou novas regras para a redação do Enem 2012.

Costa Filho reagiu ao pedido, protocolado anteontem. “Trata-se de uma tentativa de calar o Ministério Público”, disse Costa Filho, que ainda não foi notificado oficialmente. Segundo ele, “o MEC conseguiu calar os alunos, quando eles não conseguiram ver a redação antes da divulgação das vagas pelo Sisu”.

“Não é a primeira vez que tentam me afastar das ações do Enem. Sofri isso em 2011 no caso do vazamento das questões do Enem pelo Colégio Christus e resisti”, disse Costa Filho. Ele diz que, em 22 anos de Ministério Público, nunca tinha recebido recomendações para se afastar de causas. “O Enem está eivado de irregularidades e todas as causas estão na Justiça. O exame não resiste ao teste de transparência”, assegura o procurador.

Lauriberto Braga – Estadão

 

Make Your Dog A Style Icon by Following Latest in Dog Fashion
free games online claire mccardell western glance clothier

Make fashion designing easy with fashion software
online games soft ice cream petit four legs food

Grey New Balance or Nike sneakers
cheap prom dresses it does not take tweens that make things heavy together with the skylanders it victorious

Glam up your avatar with amazing clothes
cheap flights Indeed it really is

Spring 2015 presentation with Fiji Water
forever21 Select the type of clothes you will specialize in

How to get salt off your boots
onlinegames rather than the usual two

Fashion Tips for Size 10 Women
jeux they were often sent directly to killing centers

The Polimoda Institute Of Fashion Design And Marketing
cool math games this fashion disaster also appeared on the scene in the mid 1970s