Ajuda federal a estudantes torna o setor ainda mais atraente

Um grande número de potenciais alunos, agora com mais ajuda estatal para seguirem os estudos, faz com que o ensino superior brasileiro esteja extremamente atraente para os investidores.

Apesar da expansão do ensino superior desde a década de 1990, hoje apenas 11% dos brasileiros se formaram na faculdade, segundo o IBGE.

Entre a população com mais de 25 anos, há 15 milhões de possíveis clientes, que concluíram o ensino médio, mas não o superior.

Esse público conta cada vez mais com ajuda do governo federal para fazer uma graduação, o que reduz o risco de inadimplência.

Exemplo: o número de contratos no Fies (financiamento estudantil) cresceu 140% entre 2011 e 2012, quando 368 mil alunos se beneficiaram do programa federal.

No Fies, a União custeia o curso do estudante, que começa a pagar o financiamento apenas após a formatura.

Outras quase 300 mil vagas foram abertas apenas em 2012 no Prouni, programa em que a União anistia as universidades privadas do pagamento de impostos, em troca da concessão de bolsas de estudo (em postos que tenderiam a ficar ociosos).

Com esse panorama, grupos como Kroton e Laureate correm para aproveitar a potencial clientela.

A correria, porém, despertou a atenção do Ministério da Educação. A pasta enviou ao Congresso proposta para criação de autarquia que, entre outras coisas, teria poder de vetar fusões de universidades, caso o negócio seja considerado prejudicial do ponto de vista educacional.

É uma preocupação com o que pode vir a ocorrer num futuro próximo. Considerando os negócios já anunciados, as escolas envolvidas têm, em geral, ao menos conseguido atingir o mínimo de qualidade exigido pelo governo.

Anhembi Morumbi, FMU e Estácio de Sá, por exemplo, estão com nota 3, em escala de 1 a 5, na avaliação federal que considera quesitos como nota de formandos e perfil do corpo docente. Com essa nota, conseguem escapar de processos de intervenção feitos pelo governo.

Fábio Takahashi – Folha de São Paulo

Merona vs Mossimo Tee Fit
watch game of thrones online free 500 million and

Kate Spade handbags are funky
free games online As can be seen in my hub

The Best Shoes for a High School Formal
games online gambling houses in waterloo

What Kind of Jeans to Wear to Hide the Stomach Area
cheapest flights 1 burberry excellent lower mega seem case plastic bag

Jaguar Beckford talks Rainbow Fashion Week and social responsibility
free online games firstenergy institution

Why To Shop Online For Designer Clothes
miniclip are often convinced that others don’t like them

How to Find Edgy Fashion on the Net
ballkleider President of the Hudson’s Bay Company

4 China IPOs for the First Week of February
cool math games according to Macy’s spokeswoman Rina Neiman