Aluno da UFMG é premiado em olimpíada internacional de matemática na Europa

Aluno da UFMG é premiado em olimpíada internacional de matemática na Europa

O aluno Rafael Tupynambá Dutra, que cursa o 4º período de Engenharia de Controle e Automação na UFMG, conquistou medalha de prata com a delegação brasileira na 17ª Competição Internacional de Matemática para Estudantes Universitários (IMC), realizada no fim de julho, em Blagoevgrad, na Bulgária. Rafael é também bolsista de iniciação científica pelo Programa de Iniciação Científica e Mestrado (PICME), ligado ao CNPq e gerido na UFMG pelo Departamento de Matemática do ICEx.

 

Os brasileiros concorreram com estudantes de mais de 40 países. As provas versaram sobre Álgebra e Análise, e se estenderam por dois dias. Cada uma continha cinco problemas e teve duração de cinco horas.

 

Rafael Dutra ficou entre os 100 primeiros colocados na competição e, dentre os estudantes brasileiros, teve o terceiro melhor desempenho. “Considero esse resultado muito bom, já que esta foi a minha primeira participação nessa olimpíada”, disse o estudante, que conquistou três medalhas de ouro e cinco de prata na Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM), além de duas pratas na Olimpíada de Matemática do Cone Sul e um bronze e uma prata na Olimpíada Internacional de Matemática (IMO).

 

Ele conta que participa de competições do gênero desde a 5ª série do ensino fundamental. Ao mesmo tempo em que cursa a graduação na Escola de Engenharia, Rafael se prepara para o mestrado em matemática pelo PICME. “Se tudo der certo, devo concluir o mestrado junto com a graduação”, diz.

 

Agência de Notícias da UFMG

Compartilhar