Aluno da UTFPR recebe prêmio por utilizar fibra de garrafa PET em roupas e estofamentos

O estudo “Técnica Inovadora para Obtenção de Fibras a partir de Garrafas PET”, desenvolvido no Câmpus Cornélio Procópio pelo acadêmico de engenharia mecânica Edilson Matias Junior, sob orientação do professor Fernando de Medeiros Diório, foi um dos vencedores do 7° Prêmio de Projetos Inovadores com Aplicabilidade na Indústria.

A nova técnica pretende extrair das embalagens PET uma fibra que pode ser utilizada para revestimento interno de roupas, estofamentos e para isolamentos acústicos e térmicos de ambientes. Além de ajudar na preservação ambiental, o processo reduz os custos de produção, uma vez que se diminui o uso de resina virgem no processo original.

“Ao se utilizar o [material] reciclado para a produção dessa fibra, o produto final aumenta o valor agregado do PET. Isso incentivará os catadores a coletarem mais PET do meio ambiente, o que diminui a poluição causada por esse material e ajuda os catadores a melhorarem sua vida com a renda provida dessa coleta, coisa que já acontece com o alumínio”, destaca Edilson.

Outro ponto é a redução de processos e adequação dos métodos para a utilização do PET na fabricação das fibras, pois hoje a produção utiliza máquinas com manutenção elevada e custos com energia e trabalhadores capacitados.

Matias Junior, juntamente com o professor Fernando de Medeiros Diório, receberam o prêmio no valor de R$ 5 mil durante a cerimônia realizada no último dia 29, em Londrina (PR). O primeiro e terceiro lugares ficaram, respectivamente, com as universidades de Brasília (UnB) e Estadual de Maringá (UEM).

Ascom UTFPR