Alunos da UFC concorrem a prêmio internacional

Alunos da UFC concorrem a prêmio internacional

Um grupo de alunos do curso de Engenharia Elétrica da Universidade Federal do Ceará teve seu projeto de sistema eólico selecionado para participar do 2009 International Future Energy Challenge, que acontecerá em Melbourne, Austrália, nos dias 14 e 15 de julho. A UFC é a única instituição sulamericana a participar do evento. O IFEC-2009 consiste em um desafio bienal, patrocinado pelo Institute of  Electrical and Electronics Engineers, instituição norte-americana, sendo direcionado aos jovens engenheiros de todo o mundo.

Na edição 2009 do evento, o IEEE oferece uma premiação de US$ 10 mil para o primeiro lugar. A proposta  a ser apresentada  pela equipe cearense será o desenvolvimento de um conversor que possa extrair o máximo de energia elétrica proveniente de um sistema eólico de pequeno porte, e que possua baixo custo de produção (menos de U$ 20). Conforme a equipe cearense, o projeto pode ser aproveitado para suprir regiões com problemas de abastecimento de energia elétrica, mas com potencial para a geração de energia eólica, como é o caso do Ceará.

Sob a orientação do Prof. Demercil de Souza, a equipe é composta pelos estudantes Amanda Rangel, Débora Queiroz, Eduardo Oliveira, Gean Sousa, Luís Paulo Santos  Luiz Fontenele, Maria Izabel Silva e Pedro Bezerra.

Mais informações: Departamento de Engenharia Elétrica da UFC – fone: 85 3366 9581

Compartilhar