Alunos sem acesso à internet podem pedir para fazer simulado do Enem em instituições públicas

Inscrições para solicitar um posto em universidades e institutos podem ser feitas até o dia 15

RIO— Lançado na semana passada, a plataforma “Hora do Enem”— criada para ajudar na preparação de estudantes para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)— fará seu primeiro simulado online no dia 30 de abril. Para viabilizar a participação dos candidatos que não dispõem de acesso à internet, o Ministério da Educação (MEC) abriu nesta segunda-feira 120 mil vagas em universidades e institutos federais de todo país para que os estudantes possam utilizar terminais das instituições para fazer o simulado. Os interessados podem solicitar uma vaga até o dia 15 por meio do site do “Hora do Enem”.

Na prova do dia 30, os estudantes deverão responder 80 questões, que terão as mesmas características do Enem, durante quatro horas. Os que tiverem acesso à internet poderão fazer o simulado em casa entre 0h e 20h. No caso daqueles que utilizarão instituições realizará o teste das 8h às 12h. Somente os alunos que concluirão o ensino médio poderão realizar a prova.

Segundo o MEC, o conteúdo da prova será majoritariamente referente ao assunto estudado até abril. Nos simulados seguintes, o tema das questões será mais amplo e avançará de acordo com o que foi ensinado nas escolas até aquele momento. Os próximos exames acontecerão nos dias 25 de junho, 13 de agosto e 8 e 9 de outubro.

O portal “Hora do Enem” é um espaço interativo na internet voltado para estudantes que irão prestar o Enem. Na página, eles terão planos individualizados de estudo, vídeos com aulas, e dicas de como se preparar para o exame. O Ministério da Educação também lançou um programa com o mesmo nome, que será exibido na TV Escola.

O GLOBO