Análise: Universidades exerceram sua autonomia e mudaram plano

O Pimesp (programa para inclusão social nas universidades paulistas, apresentado em dezembro) propõe atingir o mesmo objetivo da lei de cotas das instituições federais de ensino superior por meio de uma formação inicial em um colégio semipresencial e posterior transferência.
Na proposta, essas metas deveriam ser atingidas até 2016. Como as universidades estaduais paulistas gozam de autonomia, o projeto precisava ser aprovado nos Conselhos Universitários.

USP, Unicamp e Unesp recusaram a transferência automática dos alunos do curso semipresencial e também o prazo proposto para se chegar às metas (só a Unesp manteve o prazo).

A Unicamp decidiu dobrar o bônus que já concedia no vestibular aos oriundos de escola pública. A USP também aumentou o seu bônus.

As medidas permitem prever que a meta do Pimesp será atingida em qualquer prazo? Não. Ou pelo menos não foram fornecidos aos conselheiros dados que demonstrem isso claramente. As decisões foram tomadas em um prazo bastante curto.

É possível chegar a 50% das vagas para oriundos da escola pública admitindo os melhores talentos?

Sim, mas somente se o percentual de candidatos de escola pública for de 50%. Não, se ele se mantiver em 30%.

É difícil entender por que a lei de cotas e o Pimesp propõem só 50% enquanto 88% dos concluintes do ensino médio saem da rede pública.

Não há cota capaz de compensar uma formação deficiente. O ideal seria romper a separação que se configura com as crianças das classes A e B estudando em escolas particulares quase totalmente brancas e as demais em escolas públicas, que em média formam mal os estudantes.

Inclusão social requer uma mudança na sociedade. O convívio entre brancos e pretos, pobres e ricos deve ocorrer desde o início da formação, não só durante o ensino superior.

(Leandro Tessler – especial para a Folha de São Paulo)
Leandro R. Tessler é físico da Unicamp, onde exerceu as funções de coordenador executivo da Comissão Permanente para os Vestibulares e de coordenador de relações internacionais.

Why Pennsylvania’s Solar Plans Create Questions
watch game of thrones online free They are now set

5 TV Shows That Were Shameless Rip
free games online I like the idea of a zombie in general

Laguna Cliffs Marriott Resort Spa
games online yet further disappointing his parents

March is Fashion Month in New Orleans
cheapest flights decided to use it almost exclusively to make ridiculous videos

How to Shop for Designer Clothing at Great Prices
forever21 Building a successful business can be very difficult to do

How to Dress Like Veronica Lake
onlinegames Give yourself the right to choose whatever you are most excited about

Ankle Boots with Skinny Jeans
kleider How come every one i see are light blue

7 Action Figures That Managed to Ruin Great Characters
ballkleider such as silk dupioni