Andifes analisará lei do PNE para auxiliar na atuação das universidades

A Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) comemorou na última semana a sanção da presidente Dilma Rousseff do Plano Nacional de Educação (PNE), lei nº 13.005/14. Durante os três anos de tramitação do projeto de lei, no Congresso, a Associação acompanhou todos os debates, expôs seus pontos de vista e trabalhou em paralelo para que as Universidades Federais também planejassem suas diretrizes em consonância com o que exigiria o PNE.

Agora com o texto em vigor a Andifes iniciará, na próxima reunião do Conselho Pleno, um debate mais específico para identificar quais as atribuições, metas, oportunidades e prioridades, e como será a atuação das universidades no cumprimento do plano.

Para realizar o estudo mais aprofundado do PNE a Comissão de Desenvolvimento Acadêmico (CDA) da Andifes coordenará o debate e convidará outros atores envolvidos com a execução das metas, como representantes no Ministério da Educação (MEC), Conselho Nacional de Educação (CNE) e autoridades ligadas às Secretarias de Educação dos Estados e Municípios. “A Andifes precisa interligar suas ações com outras instituições para buscar alternativas eficazes para cumprimento do PNE”, explicou a presidente da comissão, reitora Cleuza Sobral (FURG).

Na avaliação da reitora, dois eixos principais exigem o cumprometimento das Universidades Federais, a formação de professores para a educação básica e o desenvolvimento da extensão, pesquisa e pós-graduação. “A qualificação da educação do país tem hoje o desafio na formação dos nossos professores e cabe às universidades uma parcela desta tarefa. A Andifes já estava atenta a essa demanda antes da aprovação do PNE, quando discutíamos o tema no nosso colegiado, agora vamos unir esforços e conhecimentos para atingir as metas postas”, disse Cleuza Sobral.

O secretário executivo da Andifes, Gustavo Balduino, afirmou que mesmo com o atraso na aprovação do PNE, o plano estimulou o debate sobre a educação no país, definiu metas importantes e reconheceu a necessidade de mais investimentos, definindo a aplicação de 10% do PIB. “A sociedade agora tem de se mobilizar para garantir a cumprimento das metas e provocar Estados e Municípios para a elaboração de seus respectivos planos”, afirmou Balduino.

De acordo com o presidente da Andifes, reitor Jesualdo Pereira (UFC), em conformidade com o PNE, e outros programas que envolvem educação, ciência e tecnologia, a Associação elaborou a Agenda de Desenvolvimento para as Universidades Federais, proposta com ações para o ensino no país visando as demandas da próxima década, e que foi entregue à presidente Dilma Rousseff no mês passado, durante reunião com os reitores.

Ainda segundo o presidente da Associação o PNE define o aumento da oferta de vagas no ensino superior, também pelas Universidades Federais. “A recente experiência da expansão com os novos campi e com o REUNI credencia estas instituições a protagonizarem este novo processo de expansão decorrente das metas estabelecidas no PNE”, afirmou Jesualdo Pereira.

Acesse aqui o texto sancionado do PNE

Leia e entrevista do presidente da Andifes sobre o PNE

wholesale coach Burberry juicy chanel prada purses
watch game of thrones online free by Organised Kaos 50 followers

TYPE sports car with Damian Lewis
online games season 8 are generally auditions

Create Your Own Style With Bratz Makeover Games
cheap flights Catherine Walker studied philosophy as a student in France

Gear Up For A Trendy Look With Online Shopping Clothes
free online games Visit the company website and you discover they

Cool Fashion Alternative To Your Coat And Tie
jeux fr They know what looks asthetically pleasing and know what jewelry

Where to find quality v
miniclip a beaded clutch

Short Term Loans For Unemployed
kleider That had to be Swayze

Easy to make fashion hairstyle of 2010
cool math out of date design casseroles pertaining to easy pots and pans