Andifes apresenta ao MEC proposta para fortalecer ensino das escolas técnicas

A Andifes participou nesta quinta-feira, 4, de reunião com o secretário executivo do MEC, Henrique Paim, onde foi apresentada proposta para melhorias das condições de ensino das 24 escolas que, por decisão dos respectivos conselhos universitários, continuarão vinculadas às IFES e não se transformarão em IFET’s.

Em ofício apresentado na ocasião, a Associação solicita ao MEC a reposição do quadro de recursos humanos, além de criação dos cargos de direção e função gratificada, fundamentais para atender às necessidades dessas escolas. Na visão dos reitores e diretores de escolas, o atendimento dessa demanda implicará num tratamento mais igualitário em relação às demais escolas pertencentes à Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica.

 

O reitor da Universidade Federal de Viçosa, Carlos Sigueyuki Sediyama e o reitor da Universidade Federal de Roraima, Roberto Ramos juntamente com os diretores de várias escolas técnicas reforçaram na reunião o pedido de que as políticas públicas do Ministério para a educação tecnológica sejam desenvolvidas com isonomia para todas as instituições da rede. Eles argumentaram no sentido de que a criação dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnológia (IFET’s) não implique na exclusão das escolas vinculadas da agenda do MEC, instituições que possuem reconhecimento histórico na formação tecnológica.

 

O Secretário executivo do MEC, Henrique Paim, informou que o Ministério tem procurado organizar e racionalizar o ensino tecnológico do país, por meio da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC), inclusive com a implantação IFET’s nas cidades pólos do país. Ele acrescentou que a SETEC irá avaliar a solicitação da Andifes, com o intuito de ampliar o debate a respeito da situação das escolas técnicas vinculadas às universidades e oferecer propostas para atender às necessidades apresentadas.