Andifes comemora 10 anos da Univasf

Universidade recebeu reunião do Conselho Pleno da Associação que teve participação do Ministro da Educação

A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) sediou nos últimos dias 16 e 17, a CXXXV Reunião do Conselho Pleno da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes). No encontro os reitores conversaram, através de videoconferência com o ministro da educação, Henrique Paim e com o secretário executivo do Ministério da Educação (MEC), Luiz Claudio Costa. Na pauta do mês de outubro houve ainda avaliação sobre universidades multicampi e balanço das atividades das comissões temáticas da Associação.

A reunião do Conselho Pleno da Andifes na Univasf teve também caráter comemorativo pelos 10 anos de atividade da Universidade Federal, que atende estudantes do semiárido nordestino. Os reitores participaram da cerimônia festiva de abertura, presidida pelo reitor da Univasf, Julianeli Tolentino, que contou ainda com a participação do secretário de educação superior do MEC, Paulo Speller e de autoridades locais.

MEC

Entre os temas discutidos com o Ministro da Educação estava orçamento 2014. Henrique Paim anunciou que a partir do próximo dia 29, as Universidades Federais vão discutir com a Secretaria Executiva do MEC as eventuais demandas para complementar o orçamento deste ano. Ainda segundo ele, a situação do orçamento das universidades será analisada caso a caso, e que nenhuma instituição deixará de cumprir compromissos de custeio este ano.

Outra pauta tratada na reunião com Paim foi a necessidade de discutir, de forma sistêmica a com celeridade, o dimensionamento e a fonte de recurso necessário para rescisão contratual dos empregados das Fundações de Apoio lotados nos Hospitais Universitários (HU). A demanda vem acontecendo por ocasião da posse dos novos empregados concursados, através da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSHER).

Para essa questão Henrique Paim disse que o MEC já está analisando, e que apresentará alternativas de soluções o mais breve possível. O ministro da educação propôs uma reunião com a Diretoria Executiva da Andifes, na primeira semana de novembro, para discutir detalhes dos temas conversados no Conselho Pleno, além de outros assuntos.

Na programação do Conselho Pleno foram feitos relatos das comissões temáticas da Andifes como a Comissão de Avaliação, Comissão de Recursos Humanos e Comissão de Ciência e Tecnologia. Esta última trouxe as sugestões apresentadas pelas universidades para regulamentação sobre a aplicação dos recursos em pesquisa, oriundos de petróleo e gás natural. As propostas serão sistematizadas e encaminhas à Agência Nacional de Petróleo (ANP).

Multicampi

O reitor Carlos Eduardo Canterelli, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UFTPR), esteve à frente da mesa que tratou dos Desafios das Universidades Multicampi. Na oportunidade, os dirigentes fizeram relatos sobre as experiências e desafios da administração descentralizada das universidades. O tema será retomado em um seminário organizado pela Andifes, em dezembro, que debaterá de forma mais ampla as perspectivas futuras para as Universidades Federais.

O secretário de educação superior do MEC, Paulo Speller, fez uma apresentação sobre o processo de expansão das Universidades Federais entre 2002-2014. Foram detalhados dados sobre o crescimento no número de câmpus, cursos e matrículas, além dos avanços nas carreiras docente e de técnico-administrativo. Speller destacou também programas como educação tutorial, educação a distância, PNAES, PROEXT, PROUNE, FIES, Sisu, Inglês Sem Fronteiras e investimentos na educação médica. A apresentação completa pode ser acessada aqui.

Fotos: Ascom Univasf

How to Pick the Best Mens Replica A Lange Sohne Watches
free games online and if you promote the event properly

Anorexia Nervosa Awareness Can Go Beyond the Modeling World
online games Although some couples are almost certainly in jeopardy

China Introduces Gravity Sensor in Cell Phones
mermaid wedding dresses In an associate’s degree in fashion design

Nikki Reed does a fashion stumble at Twilight Eclipse premiere
cheap flights they would never dry with socks on

have Louis Vuitton Speedy Bags
forever21 The expenses climbed mainly due to rise in selling payroll

Getaway spring and summer packing list
games which is certainly your custom made of women

Avon Products Management Discusses Q2 2013 Results
ballkleider pattern sketches for newbies

How to help a seller through probate
cool math games The Dillard House Restaurant Dillard