Andifes comemora início das atividades acadêmicas de 2011 e faz homenagem a ex-reitores

Malvina Tuttman, Luiz Cláudio Costa e Arquimedes Ciloni

Andifes realizou no dia 02 de fevereiro, jantar em comemoração ao início das atividades acadêmicas das universidades federais e em homenagem aos professores Malvina Tânia Tuttman, Luiz Cláudio Costa e Arquimedes Diógenes Ciloni, pelas honrosas nomeações para os cargos de presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC), secretário da Secretária de Educação Superior (Sesu/MEC), e subsecretário da Subsecretaria de Coordenação das Unidades de Pesquisa (SCUP/MCT), respectivamente.

A presidente do Inep, Malvina Tuttiman agradeceu a homenagem e discorreu sobre a capacidade do Instituto em fortalecer o ensino e a pesquisa em educação: “nós podemos fazer com que políticas públicas formuladas no Inep cresçam e se desenvolvam no nosso país. Isso, nós só faremos em conjunto”, disse Malvina. Lembrou ainda, que a interlocução com os reitores das universidades federais irá auxiliar o Inep na elaboração de políticas para a educação e a implementar suas atividades cada vez de modo mais eficaz.

Em seguida, o secretário de educação superior Luiz Cláudio Costa, ex-reitor da Universidade Federal de Viçosa, agradeceu a homenagem e disse que a SESu vai cuidar das estratégias que serão feitas pelos órgãos do MEC para o ensino superior. Sua disposição é tratar as questões cotidianas das universidades federais com maior celeridade mas, sobretudo, pensar políticas estratégicas para a educação superior, ouvindo todos, em especial a Andifes.

Também homenageado, o ex-presidente da Andifes, Arquimedes Diógenes Ciloni, irá assumir o cargo de subsecretário da Subsecretaria de Coordenação das Unidades de Pesquisa (SCUP). O subsecretário agradeceu a homenagem a Andifes e a confiança do ministro Aloizio Mercadante. Disse querer ser mais um elo entre a Andifes e o MCT.

Estiveram presentes mais de 100 pessoas. Além dos reitores, o secretário executivo do MCT Luiz Elias, o secretário de Educação Profissional e Tecnológica do MCT Ronaldo Mota; o subsecretário de Planejamento e Orçamento do MEC Paulo Rocha; presidente da Capes professor Jorge Guimarães, acompanhados dos diretores Teatini, Sandoval e Emídio Cantídio; presidente do CNE Antônio Ronca, acompanhado dos conselheiros Paulo Speller e Gilberto Garcia; vice-presidente do CRUB Luiz Antônio Arantes; secretário executivo da ABRUC José Carlos Aguilera; parlamentares, coordenadores dos fóruns de pró-reitores e colégios de assessores da Andifes.