Andifes concede 112 bolsas a alunos participantes do “Programa Andifes de Mobilidade Estudantil”

Andifes concedeu com o banco Santander, para este 1º semestre, 112 bolsas aos alunos das Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes) que se inscreveram para participar do “Programa Andifes de Mobilidade Estudantil”.

Juntamente com o Santander Universidades, a Andifes firmou no ano de 2010 um convênio para apoiar o Programa de Mobilidade Estudantil destinado a alunos de graduação, criado em 2007. Todas as 59 Ifes associadas à Andifes foram contempladas.

Avaliação do aluno sobre a mobilidade
Em 2010 foi feito um questionário pela Andifes aos alunos participantes do Programa. A avaliação referente à experiência de cursar o semestre em uma Universidade Federal fora de sua região mostrou que 80% dos alunos consideraram excelente a mudança, 17% acharam ótimo, 2% bom e 1% regular.

Sobre a classificação que cada discente se avaliou em relação ao seu desempenho, 50% acharam excelente, 44% ótimo e 6% bom.

Rafael Stern, da Universidade Federal Fluminense (UFF), fez a mobilidade acadêmica em 2010 para a Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e disse que o programa o ajudou muito: “Fazer a mobilidade foi muito importante pra mim. Cresci tanto no sentido acadêmico quanto no pessoal. Fiquei sabendo da mobilidade por um amigo meu da Unicampi que fez a mobilidade para UFPA”.

O Programa
O “Programa Andifes de Mobilidade Estudantil” alcança somente alunos regularmente matriculados em cursos de graduação das Ifes associadas à Andifes, que tenham integralizado todas as disciplinas previstas para o primeiro ano ou 1º e 2º semestres letivos do curso, nas Ifes de origem, e possuam, no máximo, uma reprovação por período letivo (ano ou semestre).

Seleção dos alunos
A escolha dos alunos fica a cargo de cada Ifes, assim como foi realizado no ano letivo de 2010, não sendo aceito discente que já tenha participado do programa. As normas acadêmicas gerais da mobilidade são regidas pelo “Programa Andifes de Mobilidade Estudantil” e pelo Convênio com o banco Santander. Clique e conheça o programa.

O processo de repasse das bolsas para alunos selecionados pelas Ifes deste semestre já começou. Este repasse está sendo pago pela Andifes em 5 aportes de R$500,00 (quinhentos reais) para cada aluno, totalizando o montante de R$2.500,00 (dois mil e quinhentos reais). Nesta fase participaram o total de 33 Ifes. Houve duas desistências durante esse semestre.

No primeiro semestre de 2010 os alunos utilizaram apenas 71 bolsas. Das 59 Ifes, participaram 20. No segundo semestre de 2010 foram usadas 146 bolsas, e 39 Ifes participaram.