Andifes debate implantação da EBSERH

A discussão sobre a implantação da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSRH) reuniu ontem reitores e diretores dos Hospitais Universitários na sede da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes). Os trabalhos foram coordenados pela vice-presidente da Andifes, reitora Maria Lúcia Cavalli, da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT), que recebeu o presidente da EBSRH, José Rubens Rebelatto, responsável pela apresentação do plano de ação que objetiva trazer mudanças nos vários âmbitos do serviço hospitalar das universidades.

No encontro foram detalhados os procedimentos que serão adotados para que o funcionamento dos hospitais universitários chegue a uma situação ideal de trabalho e pesquisa. De acordo com o presidente José Rebellato, serão feitos investimentos em infra-estrutura, reestruturação tecnológica, modernização da gestão, além de mudanças no sistema de recursos humanos.

Outro ponto relevante da reunião disse respeito ao processo de adesão dos hospitais universitários à EBSRH. Ficou proposto aos reitores e diretores que será realizado um diagnóstico sobre a real situação de cada unidade, com levantamentos das dúvidas sobre a implantação da nova empresa e as necessidades físicas, tecnológicas e de pessoal de cada hospital. Rebellato salientou também que será dada continuidade a política de investimento com recursos do Ministério da Educação (MEC) e do Ministério da Saúde.

Para o reitor da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e presidente da Comissão dos Hospitais Federais de Ensino da Andifes, Natalino Salgado Filho, a reunião foi bastante produtiva e pelo modelo que se propõe haverá um avanço para saúde no Brasil. “Com a implantação dessa empresa, em cinco anos teremos um serviço de excelência, que se tornará modelo de referência do Sistema Único de Saúde (SUS) e um modelo de aplicação do dinheiro público”, afirmou o reitor.

Segundo adiantou Natalino Filho, na próxima reunião do Conselho Pleno da Andifes, marcada para o dia 30 desde mês, o tema da implantação da empresa será tratado especificamente entre os reitores. “Na ocasião será deliberado sobre a escolha dos representantes da Andifes para integrarem o Conselho Consultivo da EBSERH”, adiantou o reitor.

Para conhecer mais detalhes do plano de ação da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares acesse o link aqui.