Andifes divulga vencedores do Prêmio Andifes de Jornalismo 2009

Os jornalistas Renata Cafardo e Rodrigo Ratier são os vencedores do Prêmio Andifes de Jornalismo 2009 nas categorias Ensino Superior e Educação Básica, respectivamente. Eles ganham passagem aérea de ida e volta para qualquer capital do país, com direito a acompanhante.

 

Renata Cafardo, repórter do jornal O Estado de São Paulo venceu na categoria Educação Superior com a reportagem “Crescimento da economia aquece mercado para engenheiro no Brasil”, publicada em 27 de julho de 2008.

 

O repórter da revista “Nova Escola” Rodrigo Ratier foi agraciado na categoria Educação Básica pela matéria “A origem do sucesso e do fracasso escolar”, publicada na edição de outubro de 2008 e escrita em parceria com Thais Gurgel, Ana Rita Martins, Arthur Guimarães, Beatriz Levischi, Denise Pellegrini, Gustavo Oliveira, Julia Browne, Maria Slemenson e Beatriz Santomauro.

 

Entre os critérios considerados pela comissão julgadora, estão a abrangência e a relevância do tema para a área de Educação no país, a originalidade e a qualidade do texto e das informações que foram transmitidas, considerando o rigor na apuração de dados e fontes, a qualidade da abordagem fotográfica e a proposta visual da diagramação

 

O Prêmio

Esta é a décima edição do Prêmio Andifes de Jornalismo, criado em 1999 como parte das comemorações dos 10 anos da associação. Desde então é concedido anualmente aos autores das melhores reportagens ou série de reportagens sobre os ensinos superior e básico publicadas na mídia impressa. Além de valorizar o trabalho realizado pelos profissionais de comunicação, a premiação destaca a importante contribuição dos veículos para a melhoria do ensino no país, sensibilizando o público para a questão educacional no Brasil.