Andifes e Fonaprace realizarão pesquisa sobre o perfil dos estudantes das Universidades Federais

Andifes e Fonaprace realizarão pesquisa sobre o perfil dos estudantes das Universidades Federais

A Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) e o Fórum Nacional de Pró-reitores de Assistência Comunitária e Estudantis (Fonaprace) darão início, no próximo dia 15, a nova pesquisa do Perfil Socioeconômico dos Estudantes das Universidades Federais. Os dados coletados servirão de subsídio para políticas públicas e trarão um diagnóstico de como está constituído o corpo discente das universidades, quatro anos após a última pesquisa feita e vigência da Lei de Cotas.

O presidente da Andifes, reitor Targino de Araújo, disse que a Associação deliberou pelo apoio à pesquisa por entender a importância deste resultado na formulação de programas e políticas educacionais para ações relacionadas a assuntos estudantis e comunitários, em nível regional e nacional.

“Tivemos uma mudança significativa no perfil dos estudantes desde a última pesquisa realizada em 2011. Neste período as universidades já estavam ampliando suas ações afirmativas e logo em seguida foi aprovada a Lei de Cotas, em 2012. É preciso avaliar também os impactos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e do Sistema de Seleção Unificado (Sisu)”, afirmou o presidente da Andifes.

De acordo com a pró-reitora, Sylvia Franceschini (UFV), presidente do Fonaprace, o resultado da pesquisa mostrará o retrato dos estudantes das universidades, mas principalmente, será ferramenta para comprovar as novas demandas com assistência estudantil. “O trabalho das pró-reitorias de Assistência Comunitária e Estudantis já vivencia que o número de estudantes que precisam de assistência aumentou, e que hoje as vulnerabilidades não são apenas de ordem financeira. O acesso mais democrático exige mais apoio do Ministério da Educação (MEC). A pesquisa mostrará os gargalos e evidenciará as necessidades de fomento ao Programa Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes)”, disse Sylvia Franceschini.

 QUESTIONÁRIO

A pró-reitora explicou que questionário deste ano é ainda mais abrangente ao incluir novos aspectos socioeconômicos e culturais. “As perguntas foram amplamente discutidas e trabalhadas pelos pró-reitores, inclusive o questionário já foi testado e aprovado por meio de um estudo piloto feito com estudantes da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Foi um trabalho longo e aperfeiçoado passo a passo, tendo como parâmetro as mudanças ocorridas depois da implantação da Lei de Cotas e ampliação do Sisu”, afirmou.

Na edição de 2015, a pesquisa será realizada através de meio eletrônico, onde os alunos acessarão o link que permitirá o preenchimento do questionário. Será necessário apenas informar o CPF e dar início ao preenchimento dos dados. Segundo Leonardo Barbosa, Diretor de Assuntos Estudantis (DIRES) da UFU, o sistema é eficiente e sigiloso. “Realizamos testes pilotos e até o início oficial da pesquisa, as universidades poderão participar, com estudantes voluntários, de mais uma fase de teste do sistema. Tudo com total segurança e sigilo de dados”, explicou o professor.

Leonardo Barbosa comentou que não será necessário a realização de treinamento das equipes de Tecnologia da Informação das universidades para coordenação do preenchimento da pesquisa. De acordo com ele, basta apenas que as instituições encaminhem o link de acesso aos estudantes e divulguem no site da instituição. O link também será disponibilizado no site da Andifes. Os questionários preenchidos serão encaminhados automaticamente para o Centro de Pesquisa Econômica e Social da UFU, responsável por todo sistema.

PARTICIPAÇÃO DAS UNIVERSIDADES

A presidente do Fonaprace destacou, no entanto, que algumas Universidades Federais ainda não enviaram as matrículas e CPFs dos estudantes para compor o banco de dados. “Estamos dentro deste prazo para fecharmos a participação das 65 universidades. A Andifes inclusive já encaminhou ofício para os reitores destacando a importância da participação de todas as instituições. O sucesso da pesquisa depende da adesão de todos, e mobilização junto aos estudantes para participarem do levantamento de dados”, afirmou Sylvia Franceschini.

O novo Perfil Socioeconômico dos Estudantes das Universidades Federais fará parte do Observatório Nacional de Políticas de Assistência Estudantil. Este espaço permanente será constituído por três eixos: perfil institucional de todas as Universidades Federais; eixo documental, como teses e dissertações sobre assistência estudantil; e o perfil dos estudantes. O Fonaprace coordenará o Observatório, e sua implementação será feita pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). “Este é um projeto amplo, que contará com a participação de todas as universidades. A apoio da Andifes à pesquisa, que é um dos eixos do Observatório, foi imprescindível para termos dados atualizados sobre nossas instituições”, afirmou a presidente do Fonaprace.

Caso as Universidades Federais ainda precisem tirar dúvidas sobre o método de pesquisa, coordenação, segurança de dados e preenchimento, podem acessar o blog perfildiscente2014.blogspot.com.br. No blog ainda é possível assistir um vídeo explicativo. De acordo com os responsáveis pelo projeto, a pesquisa será divulgada no primeiro semestre de 2015.

Ascom Andifes

Advanced Fashion Design Class Projects
watch game of thrones online free The law in question

The Icing On The Cake
mermaid wedding dresses 2010 tuition per session is

METTLER TOLEDO Offers Free System Handbook To Integrate Weigh Modules
cheap flights for yoga practitionersThe mobile device has reshaped communication

Scarlett Johansson Talks Drugstore Beauty Picks
free online games It’s accessible online

C Diff and Swine Flu
jeux fr we cheating by including Cassie Sandsmark on this list

How To Get The Ideal Look For The Valentine’s Day Groom
kleider how to become a styles mannequin

We all shop at Suit Supply now
ballkleider Because once she gets a good look at your tween based style

Should Cracked boycott the Beijing Olympics
games they will ship directly to you

Compartilhar