Andifes é recebida pelo deputado Glauber Braga, presidente da Comissão de Educação da Câmara

A Diretoria Executiva da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) reuniu-se esta semana com o novo presidente da Comissão de Educação, deputado Glauber Braga (PSB-RJ). Os reitores apresentaram as linhas de atuação da Associação, posicionaram-se sobre alguns projetos que tramitam no Legislativo e pediram apoio na tramitação da Lei Orgânica das Universidades Federais que deverá ser entregue ao Congresso neste semestre.

Em sua recepção o deputado Glauber Braga falou que a interlocução com a Andifes, no início de sua atividade como presidente, é importante para conhecer o ponto de vista do colegiado de reitores sobre projetos que tramitam na Comissão. “Estou convencido das teses aqui já postas e espero ter a oportunidade de trabalharmos juntos”, afirmou Glauber Braga.

Autonomia

A reitora Maria Lúcia Cavalli (UFMT) ressaltou que o apoio será mútuo para discutir projetos, mas destacou, no primeiro momento, que as Universidades Federais precisam de atenção especial do Parlamento para aprovação da Lei Orgânica, cuja proposta está sendo concluída pela Andifes. “Vamos pautar nesta Casa a defesa da autonomia universitária e queremos o apoio dos parlamentares para garantir a eficiência das atividades das universidades”, disse Maria Lúcia.

O presidente da Comissão afirmou que será dada atenção ao projeto assim que ele chegar na Câmara, mas solicitou que a Diretoria Executiva da Andifes designasse um representante para fazer a interlocução direta com a Comissão, no intuído de construir uma agenda positiva. “Sabemos que este ano legislativo será atípico e por isso temos que trabalhar para aproveitarmos o tempo. A agenda positiva vai ter esse caráter de alongar os projetos para além do mandado da Comissão de Educação”, destacou o presidente.

Linhas de trabalho

O reitor Carlos Alexandre Netto (UFRGS) falou da necessidade de interação das universidades com o poder público e ressaltou que o Plano Nacional de Educação (PNE) precisa estabelecer importância e garantir investimento em ciência e tecnologia, o que refletirá no avanço da pós-graduação no Brasil.

Já o reitor da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), Sueo Numazawa, aproveitou para falar sobre os problemas de assimetrias que atingem, principalmente, a região Norte do país. “Hoje temos problemas em fixar doutores nesta região e é preciso que o Congresso nos ajude a reverter esse quadro porque as universidades do Norte têm contribuído de forma significativa para o desenvolvimento do país e isso não pode estagnar”, afirmou Sueo.

O secretário executivo da Andifes, Gustavo Balduino, explicou que a Andifes tem desenvolvido projetos e estudos para a educação de forma relacionada com todas as etapas do ensino, e não só com o superior. “Estamos prontos para contribuir em vários temas, como pesquisa, ciência e tecnologia, mas ao mesmo tempo não temos descuidado da educação básica, que é a razão de ser das universidades. Buscamos investimentos para o ensino público, mas não criticamos o setor privado, que se oferecer qualidade, também precisa de incentivo”, afirmou.

A Diretoria Executiva da Andifes destacou para deputado que a Andifes apoia a transformação dos CEFETs do Rio de Janeiro e de Minas Gerais em Universidades Tecnológicas,  e aproveitou para agradecer o tradicional apoio da Comissão à emenda Andifes ao Orçamento da União.

Ascom Andifes

 

The Greek Bailout and the Market
watch game of thrones online free but then they feel great afterwards if you size properly

The History of Lebron James
free games online analyzing 4 luxury retail stores

sweet gift for romance fans
free online games When I first brought Horiyoshi the III to the public’s attention

How To Succeed In Territory Sales Management
forever 21 approach livestrong

Livemethod’s heroically enormous seasonal color guide
free online games John fashions will be modeled at noon at Neiman Marcus

New York Internet to Open NJ Data Center
jeux fr being treated with compassion

Fashion Houston preview with HYPS
kleider currencyshares dinar put your trust in etf nysearca

8 Secrets of Highly Successful Sale Shoppers
ballkleider some seek fascinating try out