Andifes é representada por reitor da FURG em evento internacional

Reitores de Universidades da América Latina e Caribe discutiram estratégias para impulsionar a mobilidade acadêmica, o reconhecimento de títulos e a ciência e tecnologia, durante o 4º Encontro de Redes Universitárias e Conselho de Reitores da América Latina e Caribe. Representando a Associação Nacional de Dirigentes de Instituições Federais de Ensino Superior, o reitor da Universidade Federal do Rio Grande – FURG participou do evento, realizado, em Buenos Aires, Argentina.

Considerado um dos mais importantes fóruns para a Educação Superior da região, o encontro reuniu mais de 80 participantes das diferentes redes que agrupam universidades, conselhos de reitores, representantes de outros órgãos e agências de cooperação, que durante dois dias debateram mecanismos para um maior nível de eficácia das propostas de trabalhos em rede.  

O objetivo é continuar avançando nas ações conjuntas e nos compromissos de implantação e desenvolvimento dos eixos de trabalho do Espaço de Encontro Latinoamericano e Caribenho de Educação Superior (Enlaces), uma plataforma regional para a mobilização e articulação de ações concretas de cooperação acadêmica solidária.

Ficou definida a criação do Mapa da Educação Superior na América Latina e Caribe (Mesalc), “para se contrapor aos ‘rankings comerciais’ que são feitos mundo afora”, destaca o reitor Cousin. O Mesalc reunirá os principais dados das Universidades, como carreiras e programas, estatísticas, perfis das Instituições, capacidade física, produção e gestão do conhecimento e aspectos relativos à responsabilidade social, como transferência de tecnologia e prestação de serviços, ações de extensão e assistência estudantil. A nova ferramenta estará disponível ao público pela internet, no endereço www.iesalc.unesco.org.ve.

Ao final do evento, os participantes assinaram a Carta de Buenos Aires do Enlaces, contendo as principais resoluções do encontro. Além da mobilidade acadêmica, a cooperação em ciência e tecnologia e o desenvolvimento da pós-graduação, foi dada ênfase à responsabilidade das Universidades com as questões de desigualdades regionais, miséria e pobreza extrema e questões de desenvolvimento sustentável. “A educação como caminho para a plenitude humana”, resume o reitor.
O evento foi promovido nos dias 05 e 06 de maio, pelo Instituto Internacional da Unesco para a Educação Superior na América Latina e Caribe (Unesco-Iesalc), com patrocínio da Secretaria de Políticas Universitárias (SPU) do Ministério da Educação da Argentina e apoio do Conselho Interuniversitário daquele país.

FURG sediará reunião de comissão do Enlaces
O diretor do Instituto Internacional da Unesco para a Educação Superior na América Latina e Caribe (Unesco-Iesalc), Pedro Henríquez Guajardo, é presença confirmada em reunião da Comissão de Seguimento do Enlaces, que a FURG sediará no mês de junho. A reunião está prevista para os dias 23 e 24 e os detalhes foram definidos durante o encontro em Buenos Aires.

Outras cinco organizações-membro da comissão confirmaram a participação: a Andifes, representada pelo reitor; o Conselho Nacional de Reitores da Costa Rica, pelo presidente Eugenio Trejos Benavides; a União de Universidades da América Latina, pelo coordenador acadêmico José Jorge Peralta Alvarez; a Associação de Universidades Grupo Montevideo (Uruguai), pelo presidente Dario Maiorana ou secretário geral Alvaro Maglia; e a Organização Continental Latinoamericana e Caribenha de Estudantes, representada pelo brasileiro secretário-executivo Mateus Fiorentini.

Ainda não confirmaram presença a Associação Nacional de Universidades e Instituições de Educação Superior, do México, e a Assembléia Nacional de Reitores, do Peru.