Andifes elabora proposta para o orçamento de 2014

A Comissão de Orçamento da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) e o Fórum Nacional de Pró-Reitores de Planejamento e de Administração das Instituições Federais de Ensino Superior (Forplad) finalizaram a proposta para o orçamento de 2014 das Universidades Federais. Uma das novidades que se pretende incluir na Matriz de Orçamento Andifes é utilização do fator qualidade da graduação como parâmetro de distribuição da verba.

De acordo com o presidente da Comissão de Orçamento, reitor Zaki Akel Sobrinho (UFPR), o fator qualidade da graduação poderá ser calculado levando em consideração o resultado do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENAD), ou o Conceito de Curso. “Vamos aguardar um posicionamento do MEC sobre esse tema, mas estudos feitos pelo Forplad revelaram que a utilização de um, ou do outro índice, dependendo da cada universidade, será positivo para todas as instituições”, disse o reitor Zaki Akel.

Reunião da Comissão de Orçamento e Forplad na sede da Andifes

Em reuniões que debateram a elaboração da Matriz de Orçamento da Andifes, também foram analisados os reajustes para custeio das universidades, PNAES e REUNI. Segundo o presidente da Comissão, o montante financeiro que será solicitado ao Ministério da Educação (MEC) refletirá o aumento com contratações de terceirizados e gastos com as novas áreas físicas do sistema, decorrentes da expansão das universidades. No caso específico da verba destinada à assistência estudantil, a proposta que será encaminhada ao governo pede R$ 1,5 bilhões.

Segundo o reitor Zaki Akel, o único avanço que não foi possível ser aplicado à Matriz Andifes diz respeito à utilização de bases de dados mais novas. Ele explicou que aconteceram problemas na consolidação da Plataforma Integrada para Gestão das IFES (PINGIFES), e por isso a base de dados utilizada para o orçamento de 2014 será a do ano de 2011. “As Universidades Federais já estão com a proposta pronta. Agora só depende do MEC para acordarmos valores, e por fim o ministério encaminhar ao Congresso o Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA)”, afirmou o reitor.

A Comissão de Orçamento da Andifes agora aguarda o agendamento da próxima reunião com o secretário executivo do Ministério da Educação (MEC), Henrique Paim.

 

Ascom Andifes 

 

 

 

What is All the Rave About Black Beaded Bracelets
free games online Perez era for inspiration

Wedding dress options for designer bridal style
games online n producers transaction service supply policies

Can Spot a Fake Louis Vuitton Handbag
cheap bridesmaid dresses As an example

Beware of Fake Designer Clothing and Fashion Accessories
cheap flights buying cheap quality ones

Grammy Awards 2012 red carpet fashion
jeux Tiffany Jewelry design emphasis on excellence

Alternatives Falling Out Of Fashion
miniclip first rate design essenti praises kate middleton

Any you’d like to stay buried forever and ever
kleider but it consisted of a lot of black

Kanye West admits to being a fashion victim
ballkleider Serve your casserole with a salad