Andifes elege nova diretoria

A Associação Nacional dos Dirigentes de Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) elegeu nova diretoria no último dia 28 de maio, na LXXIXª reunião ordinária do Conselho Pleno, realizada na sede da Associação, em Brasília. O presidente eleito é o reitor da Universidade Federal do Tocantins (UFT) Alan Kardec Martins Barbiero. A primeira vice-presidente é a reitora Ana Dayse Rezende Dorea, tendo como suplente o reitor da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) Damião Duque de Farias, e o segundo vice-presidente é o diretor do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet-MG) Flávio Antônio dos Santos, sendo o reitor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) Álvaro Prata o suplente.

Os candidatos à presidência foram os reitores Alan Barbiero (UFT), João Carlos Brahm Cousin, da Universidade Federal do Rio Grande (Furg) e Naomar Almeida Filho, da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Do total de 56 votos, 32 foram para o reitor Alan Barbiero, 15 para o reitor Naomar Almeida e oito para o reitor João Cousin.

O presidente eleito afirmou ter expectativas positivas para o mandato. Segundo ele, há uma agenda já em curso a ser cumprida, cujos principais temas são autonomia universitária, financiamento e política de expansão, Programa de Apoio à Pós-Graduação (PAPG) e o financiamento e política de pessoal para os Hospitais Universitários.

O novo presidente da Andifes destacou que uma de suas ideias é levantar e sistematizar as pautas comuns ao coletivo, atendendo as preocupação do conjunto das universidades federais. “Faremos o esforço máximo para cumprir as a demandas”, afirmou. Alan Barbiero informou que levará uma proposta de plano de trabalho para ser submetida ao Pleno na próxima reunião, a ser realizada em Recife nos dias 5 e 6 de junho, depois da cerimônia de posse.

Presidente eleito
O reitor Alan Barbiero (UFT) possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Goiás (1990) , mestrado em DEA – Sociologia e Economia do Sistema Agroalimentar pela Université de Paris X, Nanterre (1991) , mestrado em DESS – Desenvolvimento Agrícola pela Université Paris 1 (Panthéon-Sorbonne) (1992) e doutorado em Sociologia pela Universidade de Brasília (2000). Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia do Desenvolvimento, atuando principalmente nos temas Mercosul, Espaço público e Bloco econômico.