Andifes elege sua nova Diretoria Executiva

A reitora Maria Lucia Cavalli, da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT), foi eleita ontem (28), em Brasília, a nova presidente da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes). Juntamente com ela, assumem a Diretoria Executiva a reitora Ângela Paiva (UFRN), como 1ª vice-presidente, o reitor Anísio Brasileiro (UFPE), como suplente, a reitora Valéria Kemp (UFSJ), como 2º vice-presidente e o reitor Minoru Kinpara (UFAC) como suplente.

Em seu discurso a presidente Maria Lucia destacou a importância da atuação coletiva da Andifes ao salientar que a Diretoria Executiva trabalhará como meio de interlocução. “Daremos continuidade às atividades deste colegiado, defendendo nossos princípios, lutas e diretrizes como instituição social que somos. Atuaremos sob a compreensão do momento político e econômico, mas na defesa da democracia, das Universidades Federais e da educação como eixo estruturante no processo de desenvolvimento do país”, disse Maria Lucia.

A nova presidente da Andifes falou sobre algumas prioridades, como a consolidação da expansão das universidades, com foco na pós-graduação, formação de professores, busca da qualificação e excelência do ensino, em seus vários níveis, e comprometimento com o Plano Nacional de Educação (PNE). “A Associação manterá sua linha de diálogo com o Governo, Congresso e a sociedade, defendendo o Programa de Desenvolvimento das Universidades Federais (PDU), onde estão postos todos esses eixos que levam ao avanço da educação”, afirmou.

INTERLOCUÇÃO
Maria Lucia também manterá a interlocução com as entidades representativas da comunidade universitária, como Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes), Federação de Sindicatos de Trabalhadores Técnico-Administrativos em Instituições de Ensino Superior Públicas do Brasil (Fasubra), Federação de Sindicatos de Professores de Instituições Federais de Ensino Superior (Priofes) e União dos Estudantes (UNE). Além dessas instituições, o diálogo permanente será mantido com as entidades das comunidades científicas, como SBPC, ABC e outras.

 

capa

 

O secretário de educação superior do Ministério da Educação (SESu/MEC), Jesualdo Pereira, acompanhou a posse e reforçou a continuidade do processo de interlocução com a Andifes. Jesualdo Pereira aproveitou o momento e adiantou para diretoria eleita algumas ações da SESu, como o andamento das negociações com os docentes e técnico-administrativos em greve, e falou que em breve apresentará um balanço das negociações individuais que foram feitas com os reitores, sobre a análise da situação econômica de cada universidade. O secretário disse que será marcada uma reunião com o ministro da educação, Renato Janine, para apresentação da nova diretoria.

A Diretoria Executiva 2014/2015 fez a transmissão de cargo e apresentou um balanço da gestão, destacando o diálogo com os diversos setores do Poder Executivo, Congresso, entidades de classe, as discussões de temas estruturantes para as universidades, as ações das comissões, colégios e fóruns ligados à Andifes e os desafios, principalmente os relacionados ao orçamento. A Diretoria Executiva eleita cumprirá o mandato de um ano.

Acesso aqui o relatório de gestão da Diretoria Executiva 2014-2015.

Diretoria Executiva:

Presidente: Reitora Maria Lúcia Cavalli (UFMT)
1º Vice-presidente: Reitora Ângela Paiva (UFRN)
Suplente: Reitor Anísio Brasileiro (UFPE)
2º Vice-presidente: Reitora Valéria Kemp (UFSJ)
Suplente: Reitor Minoru Kinpara (UFAC)
Secretário executivo: Gustavo Balduino

.