Andifes entrega à presidente Dilma Rousseff projeto para as Universidades Federais

Andifes entrega à presidente Dilma Rousseff projeto para as Universidades Federais

Agenda baseada em seis dimensões planeja fortalecer o REUNI e iniciar novo ciclo de mudanças no ensino superior

 

As sessenta e duas Universidades Federais estavam representadas por seus dirigentes durante a reunião com a presidente Dilma Rousseff no Palácio do Planalto

A Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) foi recebida ontem (21) pela presidente Dilma Rousseff, no Palácio do Planalto, em Brasília. No encontro, os reitores apresentaram uma proposta de desenvolvimento para as Universidades Federais, para os próximos dez anos. O documento reafirma o compromisso das instituições com o desenvolvimento econômico e social do país e com as políticas educacionais ao propor um projeto articulado baseado em seis dimensões e em consonância com o Plano Nacional de Educação (PNE).

Em um discurso convergente com as propostas entregue pela Andifes a presidente ressaltou o papel estratégico das Universidades Federais para o desenvolvimento do país, e afirmou que o Governo Federal está disposto a dar continuidade ao processo de expansão, com foco na qualidade. Dilma Rousseff afirmou que é necessário combinar projetos de educação para transformar a economia do conhecimento em inovação.

A presidente apontou para os reitores alguns dos principais itens que o Governo Federal trabalha para alavancar a educação do país, como o programa Ciências em Fronteiras, o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), e a implantação da lei de cotas.  Ela também projetou investimentos na formação e valorização de professores, além da necessidade de aperfeiçoamento da relação com as empresas. Ainda em seu pronunciamento a presidente falou da importância da destinação do royalties do pré-sal para a educação e da construção de uma agenda pautada por esses novos investimentos e interligada ao PNE.

Dilma Rouseff destacou também o papel da Andifes, nos últimos 20 anos, no processo de construção de políticas públicas para o ensino superior brasileiro e falou que as Universidades Federais são referências de qualidade na produção de ciência e tecnologia. Acompanhada pelo o ministro da educação (MEC), Henrique Paim, o ministro de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Clélio Campolina, a presidente falou da relação natural dos dois ministérios para apoiar os projetos que consolidem o programa Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI), iniciado na última década, e para dar suporte às universidades em novas propostas, como a apresentada hoje pela Associação.

ANDIFES

Em seu discurso, o presidente da Andifes, Jesualdo Pereira, falou sobre a atuação do Governo Federal nos últimos anos para promover o desenvolvimento das Universidades Federais, através do REUNI. Ele destacou algumas medidas capitaneadas pelo Poder Executivo que foram importantes para o processo de expansão, como a lei do cotas, a criação a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSHER), Enem/Sisu e a destinação de royalties do pré-sal para a educação.

Ao entregar para presidente Dilma a proposta Agenda de desenvolvimento para as Universidades Federais, Jesualdo Pereira explicou que as prioridades elencadas foram, desenvolvimento regional, desenvolvimento nacional, inovação tecnológica, internacionalização, formação de professores e educação a distância. “Essa agenda proposta consolida o REUNI e os novos campi interioranos, e fortalece a nova etapa de expansão que as Universidades Federais terão pela frente, considerando as especificidades das nossas 63 universidades e suas regionalidades”, explicou o presidente da Andifes. De acordo com ele a proposta será aprofundada pelos dirigentes de todas as universidades e detalhada em reuniões com o MEC e MCTI.

O presidente da Andifes disse ainda que a Associação elabora uma proposta de mudança na legislação que trata da autonomia universitária. Segundo ele, houve avanço na organização didática-científica, mas as universidades estão engessadas no que diz respeito à gestão administrativa, patrimonial e financeira. “Consideramos que a autonomia das universidades deve ser, de fato, uma prioridade da política de ensino superior”, afirmou.

Presidente assinando os decretos

Na ocasião a presidente assinou portarias que regulamenta a cessão do docente integrante do Plano de Carreiras e Cargos de Magistério Federal, altera o Programa de Dispêndios Globais (PDG) das empresas estatais federais para 2014 e regulamenta os convênios e os critérios de habilitação de empresas, como finalidade o financiamento ou a execução de projetos de ensino, pesquisa, extensão, desenvolvimento institucional, científico e tecnológico e estímulo à inovação. As portarias foram discutidas com a diretoria executiva da Andifes, que apontou sugestões, sendo alguns delas acatadas pelo Governo Federal.

Além dos ministros, participaram da reunião o secretário executivo do MEC, Luiz Claudio Costa, e a equipe técnica das duas pastas. As 63 Universidades Federais filiadas à Andifes estavam representadas por seus reitores.

Dilma Rousseff entre as reitoras das Universidades Federais

 

 

Leia aqui o discurso do presidente da Andifes

Acesse a proposta Uma agenda de desenvolvimento para as Universidades Federais

Decreto nº 8.241, de 21 de maio de 2014

Decreto nº 8.239 (Cessão Docente)

Decreto nº 8240 (Convênios e critérios de habilitação) 

 

Ascom Andifes

Kelly Osbourne to Come Out With Clothing Line
watch game of thrones online free InterRev 23 months agoemmber 20 months ago

The Average Salary of a Fashion PR Assistant
free games online Mail in the completed requirements promptly

10 challenging hikes in Orange County
cheapest flights A heroic all star cast including Hugh Jackman

I’ve gotten zero compliments on these shoes
forever 21 fashion’s particular date goes to philadelphia this particular year

The Tutus Designed By Barbara Karinska Varvara Jmoudsky And George Balanchine
onlinegames such as Christmas or Halloween

Spiritual Development And How To Achieve It
games working in the style trade

Small forest druid inspiration album
kleider Or if it’s going to be a casual occasion

On the red carpet at the 39th Deauville American Festival
cool math Geometric shapes and ethnic inspired pieces are really big this year

Compartilhar