Andifes entrega propostas para o debate eleitoral a Manuela D’Ávila e Guilherme Boulos

Na quinta-feira (26), a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior – Andifes recebe os candidatos à Presidência da República, deputada Manuela D’Ávila e Guilherme Boulos, para debater propostas dos reitores e reitoras das universidades federais para o desenvolvimento econômico e social do Brasil nos próximos anos. As propostas compõem um documento, intitulado “Educação para a democracia e o desenvolvimento”, aberto aos brasileiros e que será entregue a todos os candidatos.

Os encontros ocorrem durante a CLXXII reunião ordinária do Conselho Pleno da Andifes, na Universidade Federal do Pará (UFPA), em Belém, quando será eleita a nova diretoria executiva da associação para o mandato 2018-2019. Os demais candidatos já receberam uma versão virtual do documento e serão convidados à sede da Andifes em Brasília para discutirem as propostas pessoalmente com os reitores e reitoras.

De acordo com o presidente, reitor Emmanuel Tourinho, o objetivo é aprofundar e ampliar o debate sobre o desenvolvimento do País durante o período em que os brasileiros vão às urnas escolher o próximo presidente, assim como os próximos governadores e membros do Congresso Nacional e das Assembleias Legislativas. “Queremos eleições livres e democráticas, de modo que cada eleitor possa escolher seus candidatos, propostas e programas conhecidos e debatidos”, afirma ao destacar que as universidades federais desempenham importante papel social e contribuem substancialmente para o crescimento do Brasil.

Para debater outras pautas igualmente importantes para as universidades federais, a Andifes recebe também o presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Capes, Abílio Baeta Neves; a diretora da Agência Nacional do Cinema – Ancine, Debora Ivanov; o secretário federal de Controle Interno do Ministério da Transparência e Controladoria Geral da União, Antônio Carlos Bezerra Leonel; e o presidente da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares – Ebserh, Kleber de Melo Morais.