Andifes entrega troféus do Destaque Andifes de Jornalismo das Ifes

 

Em cerimônia realizada na LXXXIXª Reunião Ordinária do Conselho Pleno da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) a diretoria da Associação premiou o “Jornal Beira do Rio”, da Universidade Federal do Pará (UFPA), o “Jornal da UFRJ”, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e o “Jornal da Universidade”, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), respectivamente primeiro, segundo e terceiro colocados na edição 2009 do Prêmio.

A assessora de comunicação da Universidade Federal do Pará Ana Carolina Pimenta e a editora do Jornal Beira do Rio Rosyane Rodrigues Costa receberam do presidente da Andifes o troféu do primeiro lugar. A editora destacou o papel de formação de profissionais exercido pelo jornal, especialmente na área de divulgação científica, segundo ela um dos gargalos encontrados atualmente. O periódico mensal “Jornal Beira do Rio” tem 25 anos e tiragem de 4 mil exemplares . Pela primeira vez inscrita no Prêmio, a publicação levou o primeiro lugar.

O “Jornal da UFRJ” foi representado pelo repórter Rodrigo Baptista, que recebeu o troféu do 2º vice-presidente da Andifes, diretor do Cefet-MG Flávio Antônio dos Santos. Rodrigo agradeceu o Prêmio e parabenizou a iniciativa da Andifes em promovê-lo, pois significa um incentivo às publicações institucionais das Universidades. Há quatro anos o Jornal da UFRJ está nesse formato, com tiragem de 25 mil exemplares, sempre reconhecido pela premiação da Andifes.

A editora do “Jornal da Universidade” Ânia Chala recebeu o troféu das mãos do reitor Álvaro Prata, membro da diretoria executiva da Andifes. A jornalista também destacou a importância do Prêmio e a expectativa de que a iniciativa continue. O periódico da UFRGS, que tem treze anos, é mensal e tem tiragem de 12 mil exemplares.

Destaque Andifes de Jornalismo das Ifes

Destaque Andifes de Jornalismo das Ifes é um prêmio concedido anualmente às publicações impressas como jornal, informativo e boletim noticioso, de caráter periódico, publicados sob a chancela das Ifes. O objetivo é valorizar e estimular a produção e publicação de jornais institucionais e o trabalho das assessorias de comunicação, responsáveis pelos periódicos e por toda a política de comunicação, que é imprescindível para as universidades. Os critérios avaliados são a relevância dos temas abordados nas matérias, a preocupação com a comunidade acadêmica, o relacionamento com a sociedade, a diagramação, entre outros critérios considerados no julgamento de periódicos.