Andifes envia ao Senado manifesto em apoio ao jurista Edson Fachin para o STF

Reitores das 63 Universidades Federais, através da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), manifestaram apoio à indicação do professor Doutor Luiz Edson Fachin para Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF). As alegações em defesa do nome de Fachin foram postas em um ofício enviado ao presidente do Senado, Renan Calheiros e ao relator da mensagem presidencial, na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), senador Álvaro Dias.

De acordo com o documento da Andifes o advogado Luiz Edson Fachin reúne todos os requisitos constitucionais para compor a corte do STF, e destaca sua atuação e expressão profissional, seja como professor da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Paraná (UFPR), seja como operador do direito. Para os reitores, o jurista se apresenta preparado, tem um nome sustentado em uma trajetória ilibada e com reconhecimento de seus pares em vários ambientes jurídico.

Ainda de acordo com os reitores a aprovação da indicação do professor Doutor Luiz Fachin, permitirá ao Senado contribuir para o aperfeiçoamento dos valores da sociedade e integrará ao STF um Ministro que está à altura das funções da corte. O nome do jurista foi indicado pela presidente Dilma Rousseff, e para o advogado ser empossado, os senadores precisam aprovar a indicação em uma votação no plenário. Antes, porém, ele terá de ser sabatinado e ter o nome aprovado em votação secreta pelos integrantes da CCJ.


Leia na íntegra o ofício