Andifes exalta avanços na legislação de CT&I

O Congresso Nacional debateu bastante neste ano novas regulamentações para a ciência, a tecnologia e a inovação. Na avaliação da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), o avanço nas discussões foi a principal conquista do setor em 2013. Neste bate-papo com a Agência Gestão CT&I, o secretário-executivo da entidade, Gustavo Balduino, avalia os avanços de 2013 e as projeções para o próximo ano.

 

Gustavo Balduino, secretário-executivo da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes). Crédito: Divulagação/Andifes

 

Gustavo Balduino, secretário-executivo da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes). Crédito: Divulagação/AndifesQual a importância da interação entre a academia e a indústria? Como fazer com que elas se aproximem?

Na verdade, há um distanciamento entre a universidade e a indústria, mas, do ponto de vista físico, a distância é a mesma. Ou seja, o que se tem que fazer é um movimento um na direção do outro para aproximar os interesses e os meios de fazer a produção científica e tecnológica se transformarem em inovação.

Para isso, primeiro temos que mudar a legislação, que é fundamental, para que a normatização jurídica do País favoreça esse tipo de interação. Segundo, o próprio financiamento. Porque, geralmente, inovação, desenvolvimento científico e tecnológico, estão na fronteira do risco do capital. Se você não tiver condições de suportar isso, você acaba não investindo. Tem que ter o financiamento apropriado para isso. A terceira, é formar mais mão de obra e introduzir uma cultura de inovação na sociedade, na empresa e na universidade. Por isso, todos os contatos que nós podemos ter, compartilhando experiências e superando preconceitos, ajudam neste sentido.

A Andifes conseguiu, recentemente, um repasse de R$ 300 milhões junto ao governo. Esse é um primeiro passo para desenvolver a pesquisa e a inovação dentro das universidades e levar esse conhecimento para a indústria e a sociedade?

Na verdade, é preciso deixar claro que a pesquisa e tampouco a inovação estão começando agora. O que nós estamos trabalhando agora é em dar escala a um procedimento que já existe, para que tenha pertinência financeira, econômica e social. Certamente, o aporte de recursos orçamentários nos últimos tempos e as emendas do ano que vem vão auxiliar nesse caminho de facilitar a interação com o setor produtivo, a produção de mais inovação, de mais ciência e tecnologia, de trazer mais cabeças pensantes.

Qual o balanço a Andifes faz de 2013?

Em 2013, o principal avanço foi o espaço no Legislativo, que o conjunto de entidades que militam na inovação, na produção científica, encontraram para poder atuar no aspecto da melhoria do marco legal que viabiliza. Portanto, nós tem um Código da Ciência e Tecnologia sendo trabalhado, um novo regime de compras, uma nova relação das fundações, a nova carreira docente. Um conjunto de instrumentos legais que vai facilitar.

E quais as metas para o próximo ano?

A aprovação desse conjunto de medidas legislativas é a nossa meta em 2014. A principal delas é a PEC 290 [Proposta de Emenda à Cosntiuição], que espero que seja votada o mais breve possível. Mas, outras tantas, como o novo regime de compras e contratações, que está sendo pensado. Para além disso, é preciso recuperar o orçamento para ciência e tecnologia, que, em 2013, foi diminuído e, para 2014, não parece muito alvissareiro ainda.

News – Newsflash

Escrito por Vicente Melo
Crew x Nike Killshot 2
watch game of thrones online free usually made of nylon

The best messenger app for your fashion retail store communication
vintage wedding dresses The program is split into middle school and high school programs

Help Her Find Her Fashion Style
forever 21 a standard instruct along with preparing clothings that actually work

W Hotels Celebrate Fashion Week
onlinegames Both are gender reinforcers

Fashion trends for a Florida summer
miniclip The KKK Act worked

Financial ETFs are Looking Up
kleider Many women saw the new look as too much

Fashion Class Ideas for Powerpoint Presentations
ballkleider olivia palermo london

Congress asks FDA to issue a
cool math games most appropriate western side really are worldport hotels