Andifes integra comissão de especialistas do Prêmio Almirante Álvaro Alberto para C&T

A Associação Nacional dos Dirigentes de Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) fará parte da Comissão de Especialistas que indicará o vencedor do Prêmio Almirante Álvaro Alberto para Ciência e Tecnologia. O presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia da Andifes, reitor José Ivolindo do Rêgo (UFRN) representará a Associação no grupo responsável pela indicação dos nomes de pesquisadores.  A Comissão define de quatro a seis nomes, que são enviados ao Conselho Deliberativo do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

A Comissão, multidisciplinar, é constituída por nove pesquisadores, designados pelo Ministério da Ciência e Tecnologia, CNPq, Academia Brasileira de Ciências (ABC), Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC); Conselho Nacional de Secretários Estaduais para Assuntos de Ciência, Tecnologia e Inovação (Consecti) e Conselho Nacional das Fundações de Amparo à Pesquisa dos Estados (Confap), além da Andifes.

O prêmio é concedido anualmente, em sistema de rodízio, às grandes áreas do conhecimento: Ciências da Vida, Ciências Humanas e Sociais, Letras e Artes. e Ciências Exatas, da Terra e Engenharias, a contemplada do ano de 2009. O agraciado receberá diploma, medalha e R$ 150 mil, quantia concedida pela Fundação Conrado Wessel, parceira da iniciativa. A entrega da premiação ocorrerá em cerimônia pública, com a presença do presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva.