Andifes lança livro e realiza seminário sobre os rumos das universidades

A Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) realizou no último dia 17, o seminário O Papel da Universidade Federal no Desenvolvimento do País e o lançamento do livro Andifes e os rumos das Universidades Federais. O evento reuniu reitores, pró-reitores e ex-presidentes Associações, estes autores do livro que conta sob uma ótima particular as políticas públicas e de estado que permearam o ensino superior nos últimos 20 anos.

O seminário teve três momentos de palestras com os ex-presidentes da Andifes, onde cada um apresentou suas reflexões a respeito das contribuições das universidades para o avanço do Brasil. O ex-reitor Newton Lima, que dirigiu a Associação entre 1994 e 1995, falou sobre a evolução das instituições, e da Andifes, no campo político e apresentou os novos avanços na legislação que irão impulsionar o ensino e pesquisa nas universidades. O ex-presidente Amaro Lins, entre 2008 e 2009, destacou em sua fala a mudança do perfil das universidades, que hoje atua de acordo com a demanda global, mas não deixa de atender a suas realidades internas, além de relembra a importância do Reuni.

O presidente da Andifes entre os anos de 1995 e 1996, Antônio Diomário, fez uma apresentação sobre a importância do investimento em ciência, tecnologia e inovação para a sustentabilidade social e da dissociabilidade do ensino, pesquisa e inovação nas universidades. A segunda mesa foi formada pelo ex-presidente da Andifes, entre 2002 e 2003, Mozart Ramos, o qual falou a respeito do compromisso do ensino superior com a melhora dos indicadores do ensino básico. Odilon Marcuzzo, presidente entre 1996 e 1997, diagnosticou que o trabalho nas universidades poderia ter evoluído ainda mais se a administração pública não atuasse com uma visão tão burocrática e de controle.

O ex-presidente da Andifes, Tomaz Aroldo, entre 1997-1998, falou da importância do aumento do número de estudante nas universidades, mas destacou que é preciso atuar para melhorar a retenção destes alunos. Wrana Panizzi, presidente da Andifes entre 2003-2004 palestrou sobre os ciclos de criação das universidades, com inserções teóricas e filosóficas, fez uma reflexão sobre a autonomia universitária e destacou o papel pró-ativo das instituições de ensino superior no desenvolvimento das regiões.

Oswaldo Baptista, ex-presidente entre 2005-2006, ressaltou a importância de se investir em programas de extensão nas Universidades Federais como ferramenta de contribuição para o desenvolvimento das pessoas e das políticas regionais. Já o presidente entre 2007 e 2008, Arquimedes Diógenes debateu sobre a defesa da Andifes pela coletividade, e da sua capacidade de atuar junto à resolução dos problemas das universidades. Ele destacou ainda o processo de extensão através do Reuni. O último palestrante foi o ex-presidente João Luiz Martins, 2011-2012, que fez uma apresentação mostrando os números a respeito dos avanços do ensino superior em todos os seus campos de atuação.

Logo após as apresentações do seminário aconteceu lançamento do livro Andifes e os rumos das Universidades Federais.  Os autores puderam contar sobre a experiência de construir uma obra baseada em momentos políticos distintos do país, através de artigos individuais, mas articulados para formar a história do ensino superior nas últimas duas décadas. Os ex-presidentes Rodolfo Pinto da Luz, Paulo Speller e Alan Barbiero discursaram, em nome de todos os autores, sobre a experiência de escrever o livro.

Para o presidente da Andifes, Jesualdo Pereira, o seminário e o lançamento do livro são projetos idealizados pela Associação para preservar a memórias das políticas desenvolvidas pelas Universidades Federais, e para reunir ideias na construção de novos projetos para educação no Brasil como um todo. “Discutir propostas diante de experiências de gestores que viveram épocas distintas do ensino deste país é sem dúvida uma grande contribuição para educação. O livro é a concretização de todas essas histórias”, disse Jesulado.

Ascom Andifes

Cindy Crawford fights for reform in Malibu schools
watch game of thrones online free Crew did six or seven years ago

2004 Ford Explorer XLT For Sale
free games online the box gutters

US Nutraceutical Market to Grow at 8
online games such as tummy trimming panels

The 15 Most Baffling Boasts in the History of Rap
cheap flights how to method

Its Cultural and Managerial Implications
onlinegames design at artisans

New York Couture Fashion Week
jeux especially when working for a client

Tips To Start Sketching Design
miniclip 2 billion to gross profit

Lady Gaga Wears Her Fans With Provocative New Ensemble
kleider is renowned for his