Andifes oficializa associação da Universidade Federal do Pampa

Durante reunião do último dia 18, o Conselho Pleno da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) oficializou a filiação da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), criada pela lei 11.640, de 11 de janeiro de 2008.

O reitor da Universidade Federal de Goiás (UFG) Edward Madureira Brasil relatou a proposta de filiação da Unipampa. Ele destacou a natureza multicampi da instituição, presente em dez cidades da metade sul do estado do Rio Grande do Sul e a multiplicidade de funções da universidade.

A filiação foi aprovada por unanimidade. O presidente da Andifes Alan Barbiero deu às boas-vindas à reitora Maria Beatriz Luce, que apresentou a universidade, explicando seus princípios norteadores. Ela agradeceu às instituições genitoras da Unipampa, a Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), na pessoa dos reitores Antonio César Gonçalves e Clóvis Silva Lima.

A Andifes agora congrega 59 Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes), das quais 55 são universidades federais, 2 Centros Federais de Educação Tecnológica e dois Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia

Unipampa
Sediada na cidade de Bagé, a Universidade Federal do Pampa oferece 40 cursos de graduação. Foi criada pelo governo federal para minimizar o processo de estagnação econômica onde está inserida, pois a educação viabiliza o desenvolvimento regional, buscando ser um agente da definitiva incorporação da região ao mapa do desenvolvimento do Rio Grande do Sul.

A expansão da educação pública superior, com a criação da Universidade Federal do Pampa, além de concretizar um antigo sonho da população, permitirá que a juventude, ávida de conhecimentos, permaneça em sua região de origem e adquira as informações necessárias para impulsionar o progresso de sua região, no momento em que se forma mão-de-obra qualificada, e aumenta-se a auto-estima de seus habitantes, tendo, como conseqüência, o surgimento de novas famílias, cujos filhos vislumbrarão opções para que se desenvolvam sociedades cultural e economicamente independentes.

Mais informações sobre a Unipampa no site www.unipampa.edu.br