Andifes participa da Conferência Nacional de Educação, que começa neste domingo (28/03)

Começa neste domingo (28/03) e vai até o dia 1º de abril a Conferência Nacional de Educação (Conae), que reunirá cerca de 3000 delegados  em  municípios e estados e 500 observadores convidados. A Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) participou da preparação e da organização do evento e estará presente durante quatro dias para discutir a criação de um sistema nacional de educação e ajudar na proposição de diretrizes e estratégias para a construção do novo Plano Nacional de Educação (PNE), que vai vigorar de 2011 a 2020.

O presidente da Associação reitor Alan Barbiero (UFT) é um dos debatedores no Colóquio “Sistema Nacional Articulado de Educação e o Papel da União: Coordenação da Política Nacional, Colaboração, Ação Supletiva e Estabelecimento de Diretrizes e Normas Gerais”, que ocorre no dia 29 às 14h.

Os reitores Naomar Almeida (UFBA), Aloísio Teixeira (UFRJ) e José Geraldo de Sousa Júnior (UnB) também participarão como debatedores. O reitor Naomar Almeida falará sobre Sistema Nacional, Planejamento e Gestão da Educação, no dia 29, às 14h. O reitor Aloísio Teixeira participa de debate no mesmo dia, às 16h30, sobre “Educação Superior e sociedade” no mesmo horário em que o reitor José Geraldo de Sousa debaterá a Consolidação da Educação Superior como Bem Público Social e Direito Humano.

Por sugestão da Andifes, o ex-reitor da UFC Roberto Cláudio mediará a mesa “CNE e Fórum Nacional de Educação: Espaços de Exercício do Estado Democrático de Direito”, no dia 29, às 14h e o diretor-geral do Cefet-MG e vice-presidente da Andifes Flávio Antônio dos Santos será o mediador do debate sobre Educação Profissional, Demanda e Inclusão Social. O secretário executivo da Andifes Gustavo Balduino debaterá Autonomia Universitária e Constituição Federal.

A Andifes ainda propôs uma mesa de interesse para o dia 31 de março, às 14h, para discutir a Pós-Graduação no Brasil com alguns convidados. Além disso a Associação vai lançar o Relatório de Acompanhamento do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni), elaborado pela entidade para se ter um diagnóstico da expansão e da atual abrangência das universidades federais.

A Conferência
Para facilitar as discussões, a comissão organizadora da Conferência dividiu o tema central – Construindo um Sistema Nacional Articulado de Educação: Plano Nacional de Educação – Suas Diretrizes e Estratégias de Ação – em seis eixos e ofereceu um documento-referência para os debates preparatórios que aconteceram nos municípios e estados em 2009. Ao final das discussões, a comissão recolheu as contribuições, que agora estão no documento-base que vai a debate.

Participaram da preparação do evento cerca de 400 mil pessoas numa série de 2.258 conferências. Os municípios promoveram 1.707 conferências e grupos de municípios fizeram outras 551. 

(Com informações do MEC)