Andifes participa da organização das Conferências de Esporte e de Ciência e Tecnologia

Em 2010, além da Conferência Nacional de Educação (Conae), a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) também participa ativamente da organização das Conferências Nacionais de Esporte e Lazer e de Ciência e Tecnologia. Ambas têm o objetivo de discutir e elaborar planos de estratégias e políticas para o Brasil nos próximos dez anos, em suas respectivas áreas.

Com o tema “Plano Decenal do Esporte e Lazer – 10 pontos em 10 anos para projetar o Brasil entre os 10 mais”, o evento ocorre no exato instante de afirmação do esporte como parte importante do crescimento do país. Nesta década, o Brasil sediará os dois maiores eventos esportivos do mundo: as Olimpíadas, em 2016, e a Copa do Mundo, em 2014.

Até o próximo mês de maio estão ocorrendo as etapas municipais/regionais e estaduais da Conferência do Esporte. Elas servem de preparação para a etapa nacional, que ocorrerá entre os dias 26 e 28 de junho. O documento final com as propostas será apresentado em 31 de julho.

O texto básico da Conferência ressalta a importância da formação e valorização profissional e da Ciência, Tecnologia e Inovação para o desenvolvimento das políticas de promoção do esporte, aspectos em que as universidades podem se inserir. O reitor da Universidade Federal de Viçosa Luiz Cláudio Costa representou a Andifes no lançamento da Conferência Nacional do Esporte, no último mês de janeiro. Na solenidade ele enfatizou a importância do esporte como fator de promoção da dignidade das pessoas e o papel da Universidade não apenas do ponto de vista da excelência acadêmica, mas pela relevância social de sua atuação na coletividade.

Ciência e Tecnologia
A 4ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (CNCTI), que será realizada entre os dias 26 e 28 de maio, foi pauta da reunião do Conselho Pleno da Andifes no mês de janeiro. No mês de fevereiro os reitores voltam a discutir o tema, para definir a participação das universidades no evento.

A Andifes participa da organização da Conferência, que terá o tema “Política de Estado: Ciência, Tecnologia & Inovação para Desenvolvimento Sustentável”. Entre os desafios da política para a área no Brasil, estão efetivar a Ciência, a Tecnologia e a Inovação como componentes do desenvolvimento sustentável, tornar as ações na área políticas de Estado, expandir com qualidade e melhorar a distribuição geográfica da ciência e fortalecer o protagonismo internacional da ciência e da tecnologia brasileiras.

Durante apresentação do evento na última reunião do Conselho Pleno da Andifes, o secretário-geral da Conferência Luiz Davidovich ressaltou a necessidade de formação de recursos humanos em Engenharia, pauta que a Andifes já vem discutindo. Ele também defendeu que se discuta a desburocratização dos trâmites relativos à ciência e às instituições de pesquisa, melhorando o marco legal e agilizando os processos.

Educação
Como já ocorre tradicionalmente, a Andifes também participa da organização e das discussões da Conferência Nacional de Educação (Conae). As discussões obre o Plano Nacional de Educação para esta década já começaram. No 8º Seminário Nacional do Reuni cerca de 250 reitores, vice-reitores e pró-reitores debateram a expansão e a consolidação do sistema de Educação Superior.