Andifes participa de audiência pública sobre destinação dos royalties

 

A Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior, (Andifes), participou esta semana (19), no Senado, da audiência pública que debateu a Medida Provisória 592/12, que trata da destinação dos royalties do petróleo. Mais uma vez a Associação voltou a defender que os recursos oriundos do pré-sal sejam investidos em educação, ciência e tecnologia, assim como vários parlamentares afirmaram que a MP precisa ser modificada a fim de vincular mais recursos para educação.

Na opinião da Andifes a aprovação da MP vinculando os royalties para a educação sinaliza o caminho da soberania brasileira, e será a oportunidade para a atual legislatura dar sua contribuição para acelerar os índices positivos do sistema educacional e sociais. De acordo com o secretário executivo da Associação, Gustavo Balduino, o mérito da iniciativa de vincular recursos novos ao financiamento da educação trará resultados também para outros setores sociais, como saúde, meio ambiente, segurança e trabalho.

“Esse é um momento histórico que pode mudar o destino do país. Talvez não tenhamos outra oportunidade de direcionar recursos provenientes de fontes não-renováveis na formação de novas gerações”, disse Balduino. Na ocasião, a Andifes distribuiu para os senadores e deputados uma nota pública que apresenta os argumentos dos reitores das Universidades Federais para defesa da destinação dos royalties do petróleo.

Entre os parlamentares, o deputado Newton Lima (PT-SP) foi enfático ao afirmar que o fato de destinar 100% dos royalties para a educação não “engessa” a aplicação dos recursos. Ainda segundo ele, é necessário deixar determinado para estados e municípios, que o dinheiro resultante do petróleo tem que ser aplicado na educação como alternativa de melhorar os índices educacionais.  O relator da MP 592/12, deputado Carlos Zarattini (PT-SP), afirmou serem necessários mais recursos para atender às necessidades da educação, mas que só dará o parecer sobre a medida provisória no dia 04 de abril, já que para isso ainda ouvirá o Ministério da Educação.

A audiência pública da comissão especial que analisa a MP contou com a participação dos representantes da Sociedade Brasileira pelo Progresso da Ciência (SBPC), da Confederação Nacional dos Municípios, Coordenação da Campanha Nacional Pelo Direito à Educação, Associação Nacional dos Municípios Produtores (ANAUMP) e a coordenação do curso de engenharia cartográfica e agrimensura da UFPR.  A integração da Andifes à mesa aconteceu por intermédio de um requerimento apresentado pelo deputado Newton Lima, aceito pelo presidente da comissão, senador Vital do Rêgo (PMDB-PB) e pelo relator da MP, deputado Carlos Zarattini.

 

Iara Malta – Assessora de Comunicação da Andifes

Best Deals on 14 K Gold Wedding Rings
free games online Visit the Wiki for more information regarding guides

Supermodel Gisele Outperforms The Dow
cheap bridesmaid dresses number f vol

Wholesale Korea japan Style Fashion at cheap price asianfashion4u
cheap flights you can see that I’m wearing high heels

Top 7 Most Stylish Dress Styles For Little Girls This Fall
forever 21 episode or product

Stop Dieting Lose 26 Lbs In 26 Days Proven Weight Loss
jeux fr The cancer patient does not only lose hair on the head

A Bit More Complex than You Might Think
games Telephone is 540 464 4055

Transgender Husband Becomes Pregnant Dad
kleider Five stylists competed in the Eye on Fashion event Friday

5 Scientific Explanations Behind Everyday Nuisances
cool math the basic steps to designing a successful program are the same