Andifes participa de debate sobre as fundações de apoio às universidades

O 1º vice-presidente da Associação Nacional dos Dirigentes de Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), reitor Edward Madureira Brasil (UFG) representará a associação em evento no Senado Federal nesta quarta-feira (13), às 8h30. A Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática da Câmara, em conjunto com a Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática do Senado, realizam o debate sobre a situação das fundações de apoio às universidades e o futuro do gerenciamento de ciência e tecnologia no Brasil.

 

Também foram convidados um representante do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), um representante do Tribunal de Contas da União (TCU), o vice-reitor da Universidade de Brasília (UnB), João Batista de Sousa, o presidente da Academia Brasileira de Ciências (ABC), Jacob Palis Jr. e o presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Marco Antonio Raupp.

 

O debate retoma a questão da autonomia universitária, uma das principais pautas em discussão na Andifes atualmente. Recentemente, em articulação conjunta da Associação junto aos Ministérios da Educação (MEC) e de Ciência e Tecnologia (MCT), o Tribunal de Contas da União (TCU) concedeu período transitório para implementação das medidas determinadas no Acórdão 2731, principalmente acerca do item 9.4.1, que dispõe sobre o repasse de recursos para as Fundações de Apoio à Pesquisa ligadas às Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes).