Andifes participa de debate sobre criação do Código de Ciência e Tecnologia

A Comissão Especial sobre o Código Nacional de Ciência e Tecnologia (PL 2177/11) realizou ontem (07) mais uma rodada de debates sobre a criação do novo marco legal para a área. A Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) foi uma das instituições convidadas para contribuir com a elaboração do texto final.

A sessão foi conduzida pelo presidente da comissão, deputado Gabriel Chalita (PMDB/SP), com a presença do relator do projeto, deputado Sibá Machado (PT/AC) e outros parlamentares. O debate foi aberto pelo secretário executivo da Andifes, Gustavo Balduino, que apontou os paradoxos existentes no processo de produção de ciência, tecnologia e inovação no Brasil, como a falta de dinheiro e recursos humanos, em contrapartida, um excesso de regulação. Para ele os entraves além de dificultarem a produção, acarretam uma série de constrangimento aos gestores e cientistas geradas pelas interpretações dos órgãos de controle sobre as formalidades processuais.

“Para criamos esse marco legal é preciso saber o que a sociedade quer, e precisa, em termos de ciência e tecnologia, porque se apenas juntarmos ou adaptarmos as normas existentes não contribuiremos para o Brasil se inserir no mundo contemporâneo moderno”, disse Gustavo Balduino. O secretário destacou ainda que a nova legislação precisa ser clara, objetiva e sistêmica, e que o PL 2177/11 é uma grande oportunidade do congresso aprovar o novo modelo de gestão, que entre outras concepções, deverá tornar o estado um facilitador e indutor de ciência, tecnologias e inovação, e não apenas controlador.

Além da Andifes, participaram da reunião o secretário de Estado da Educação e da Qualidade de Ensino do Amazonas, que representa o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), Rossieli Soares da Silva; o presidente da Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras (Anpei), Carlos Eduardo Calmanovici; o diretor do COPPE da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Luis Pinguelli Rosa e o presidente do Fórum Nacional de Gestores de Inovação e Transferência de Tecnologia (Fortec), Rubén Dario Sinisterra.

Nos discursos dos especialistas foram pontuadas as necessidades de que o código melhore a relação com o setor produtivo, facilite a aquisição de bens e prestação de serviços, e possibilite segurança jurídica aos gestores e pesquisadores. Neste últimoponto foi unanime entre os palestrantes a crítica à atuação da Controladoria-Geral da União (CGU), Tribunal de Contas da União (TCU) e a Advocacia-Geral da União (CGU).

O deputado Sibá Machado usou a palavra para sugerir que na próxima sessão seja apresentada e já iniciada a tramitação de uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC), e defendeu que seja feita uma lei com conjunto próprio, sem adaptações as legislações vigentes para evitar decisões paliativa. “Precisamos caminhar para uma legislação mais ousada e sugiro até que vejamos os modelos internacionais que deram certo para que até junho tenhamos construído um modelo mais consolidado”, disse o relator.

A comissão aprovou novas audiências públicas para continuar a debater o arcabouço jurídico do novo código, com a presença de mais especialistas, além dos ministros do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, do ministro da Educação e da Ciência, Tecnologia e Inovação, assim como representantes dos órgãos de controle e do CNI. Ainda não existe data prevista para realização da reunião.

 

 

Iara Malta – Assessora de Comunicação Andifes 

 

 

Inspired Fads We’d Like to Forget
free games online plus size street fashion solutions when young people in addition to the young ladies

Inch Netbook Ivory Reviews Compare Prices
games online If you want to wear your bracelet as part an evening outfit

The Classic Panty Shaper For A More Defined Derriere
cheap prom dresses considered the Mackintosh coat as problematic

The Features of Sciphone i68 4g Mobile Phone Series
cheap flights Every consumer today is becoming more and more customized

off sale items at Haberdash with MAYDAY25
jeux fr Rare people resist their styles in the rush of fashion

Get That Logo On Your Clothing With Sydney Screen Printing Services
kleider they’ve definitely been an enjoyable ride

Combat cabin fever this week with 4 glam night out ideas
ballkleider knights in battle of the republic

Profiling designer David Chum of Selah D
cool math pixie lott got ideal muse suitable for symbol alexander mcqueen