Andifes participa de Fórum de Reitores Brasil-Japão

Perspectivas de Cooperação em Educação, Ciência e Tecnologia entre Brasil e Japão. Esse é o tema central do Fórum de Reitores Brasil-Japão que Começa hoje (12), em Cuiabá – MT. O evento faz parte das comemorações do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil. A Andifes, representada pelo presidente Reitor Amaro Lins, participará de sessão temática do evento que trata do panorama sobre o sistema superior e o apoio ao desenvolvimento científico e tecnológico, levando em consideração as perspectivas internacionais entre os dois países.

Até o dia 16, representantes de instituições governamentais e reitores de universidades japonesas e brasileiras estarão reunidos com o objetivo de incrementar o ambiente de cooperação entre os dois países na área da educação e do desenvolvimento científico e tecnológico. Além disso, os participantes poderão adquirir informações sobre os sistemas de ensino superior japonês e brasileiro, possibilitando parcerias entre instituições dos dois países.

A abertura do evento será às 19 horas de hoje e contará com a participação do Governador do estado do Mato Grosso, Blairo Maggi, do Ministro da Ciência e Tecnologia (MCT), Sérgio Rezende, do Embaixador do Japão no Brasil, Ken Shimanouchi, da Chefe do Departamento de Ásia e Oceania do Ministério das Relações Exteriores, Regina Dunlop, do Presidente da Associação do Centenário da Imigração Japonesa, Kokey Uehara e do Reitor da universidade das Nações Unidas, Konrad Osterwalder.

A programação do Fórum terá duas sessões temáticas: uma abordará o panorama do sistema de educação superior, com a participação de instituições e agências governamentais. A proposta dessa sessão fornecer uma visão geral sobre áreas estratégicas, infra-estrutura, mecanismos de funcionamento, instrumentos de cooperação existentes e outros canais que possam ser explorados pelas agências e instituições congêneres que atuam no campo da gestão e do fomento à pesquisa em C&T&I, para ampliação de ações no âmbito dos acordos bilaterais.

A segunda sessão temática tem abordagem acadêmica e tem como tema "Atuação acadêmica e oportunidades de cooperação institucional". Terá a participação de reitores das universidades, visando as parcerias inter-universitárias, em áreas de interesse comum.

O Fórum de Reitores Brasil-Japão é uma realização do Governo do Estado do Mato Grosso, Ministério da Ciência e Tecnologia, Ministério da Educação, CNPq e Capes.