Andifes participa de reunião do CCT

A presidente Andifes, a reitora Ângela Paiva Cruz (UFRN) vai participar na próxima terça-feira, 24/1, da reunião temática do Conselho Consultivo do ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), que vai tratar sobre as novas formas de captação de recursos para C&T. Segundo ela, nas comissões temáticas, os conselheiros devem realizar avaliações das políticas públicas e identificar os gargalos do setor visando apontar soluções para a “construção da ponte do futuro”.

Na última reunião do Conselho de Ciência e Tecnologia (CCT), realizada em meados de dezembro, o ministro Gilberto Kassab, sugeriu a realização de reuniões mensais com o objetivo de ampliar o diálogo com os integrantes, em 2017, e a criação de um Conselho Consultivo. Na ocasião, o CCT também aprovou seis comissões temáticas. Ângela é integrante da Comissão de Financiamento, Cooperação Internacional, Acompanhamento e Avaliação. 

O colegiado ainda se divide em Assuntos Cibernéticos; Capital Humano; Marco Legal; Pesquisa e Infraestrutura; e Tecnologia e Inovação. O reitor da Federal do Pará, Emmanuel Zagury Tourinho, que é presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia da Andifes, compõe a comissão de Capital Humano.

Criado em 1996, o CCT é um órgão consultivo de assessoramento superior da Presidência da República para formulação, implementação e avaliação da Política Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, como fonte e parte integrante de planos, metas e prioridades de desenvolvimento do país.

 

Ascom/Andifes