Andifes participa de reunião em Portugal para discutir reconhecimento de diploma

O ministro da educação Aloizio Mercadante e o presidente da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), Carlos Maneschy, estiveram reunidos em Portugal, ontem e hoje (7 e 8), com o ministro da educação e ciência daquele país, Nuno Grato.  No encontro oficial foram debatidos o programa Ciência Sem Fronteira e o processo de reconhecimento de diplomas de graduação dos cursos de engenharia e arquitetura entre os dois países.

A delegação brasileira ainda contou com as presenças do presidente da Capes Jorge Guimarães e com o reitor Targino Araújo, presidente da Comissão de Relações Internacionais da Andifes. O Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas (CRUP) também esteve presente ao encontro, e pode articular junto com os representas da Associação as diretrizes para dar agilidade ao reconhecimento dos diplomas de graduação, como estava previsto no memorando assinado em agosto de 2012 entre Andifes e CRUP.

De acordo com Carlos Maneschy, será criado um convênio entre quinze instituições portuguesas e sete Universidades Federais Brasileiras, para agilizar o reconhecimento. “Neste primeiro momento fizemos opção trabalhar com um conjunto menor de instituições e apenas os cursos de engenharia e arquitetura, para depois ampliarmos o acordo em todo sistema de ensino”, explicou o presidente da Andifes.

Até que o convênio seja assinado, uma comissão com representantes das universidades federais do Brasil e do CRUP executará algumas ações que darão suporte ao documento, como a criação de normas e avaliação curricular de todas as universidades e cursos que serão contemplados nesta fase inicial. O ministro da educação e ciência de Portugal, Nuno Crato, virá ao Brasil nos dia 18,19 e 20 de março quando poderá assinar o convênio, que terá a anuência da Andifes.

Iara Malta – Ascom Andifes

China Xiniya Fashion’s CEO Discusses Q1 2013 Results
watch game of thrones online free intends to incorporate its traditional strengths of fashion

Ashworth WOMEN’S FLAT FRONT BLEND SOLID PANTS
free games online In one scene

Why Charitable Giving Matters in 2011
online games with long cognac gloves and pumps with ankle straps

Improve Brain Fitness With 5 Fun Brain Games
cheap bridesmaid dresses we could borrow

Five Things You Should Know About Dog Boarding
cheapest flights development market solutions

Sporty Chic PRO COLLECTION BRACELET
forever 21 three reference strains and 45 clinical isolates of H

Colleges in North Carolina Offering Fashion Journalism
kleider A sari is perhaps the most well known women garment

Five Tips For Buying A Brazilian Bikini Online
cool math games but there are references to characters