Andifes participa de Seminário Internacional da Educação Superior

Nos dias 30 e 31 de outubro, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) promove o Seminário Internacional “Avaliação da Educação Superior: características e perspectivas”, em Brasília (DF). O evento científico faz parte de um ciclo de três seminários internacionais em comemoração aos 80 anos de fundação da autarquia. Durante dois dias, 500 participantes convidados, entre pesquisadores nacionais e internacionais, associações e gestores públicos e privados da área vão debater os desafios para a Avaliação da Educação Superior.

De acordo com a presidente do Inep, Maria Inês Fini, o objetivo do seminário é proporcionar uma reflexão crítica sobre a Avaliação da Educação Superior em suas diferentes frentes: as avaliações in loco de Cursos de graduação e Instituições de Educação Superior (IES), o Exame Nacional de Avaliação de Desempenho de Estudantes (Enade) e os Indicadores de Qualidade da Educação Superior.

“A proposta é revisar, analisar, olhar para nossas práticas e para tudo o que o Inep fez até hoje em Avaliação da Educação Superior. Queremos o aprimoramento do nosso trabalho. Há uma grande disposição de nossas equipes para a evolução do trabalho que desempenhamos e para isso queremos ouvir a comunidade acadêmica”, afirma.

A Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) indicou a participação de representantes do Colégio de Pró-reitores de Graduação das Instituições Federais de Ensino Superior – COGRAD, do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Planejamento e de Administração das Instituições Federais de Ensino Superior (Forplad); e do Colégio de Pró-reitores de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação das IFES – COPROPI. 

O Seminário, sediado no Royal Tulip Brasília Alvorada, será transmitido em tempo real por meio da Internet, a partir das 8h, na página do evento.