ANDIFES participa de Seminário Internacional de Avaliação

O Presidente da ANDIFES, Reitor Amaro Lins, participa hoje, a partir das 16h30, da mesa redonda "O SINAES na perspectiva das Instituições Públicas e Privadas e de seus alunos e professores". A mesa acontece durante o II Seminário Internacional de Avaliação da Educação Superior da CONAES – Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior , do Ministério da Educação. O evento começa hoje e segue até a quinta-feira, dia 21, no Hotel Nacional, em Brasília.

Durante o Seminário serão discutidos temas relevantes relacionados com a qualidade da educação superior. Representantes de agências internacionais de acreditação e avaliação da Europa e de outros países da América Latina também estarão participando dos debates.

Na programação do evento estão incluídas conferências, mesas-redondas e grupos de trabalho. Esses últimos farão abordagem sobre quatro temas: auto-avaliação, avaliação externa das instituições, avaliação dos cursos e Exame Nacional de Avaliação de Desempenho de Estudantes (Enade).

Na sessão nacional, irão participar do Seminário autoridades do Ministério da Educação, do INEP, da CAPES, do Conselho Nacional de Educação, presidentes dos Conselhos Estaduais de Educação, representantes de Associações das Instituições de Ensino Superior, representantes de alunos, de professores e de funcionários dessas instituições.

Já na sessão internacional, estarão presentes representantes do International Network for Quality Assurance Agencies in Higher Education – INQAAHE, do European Association for Quality Assurance in Higher Education – ENQA, da Red Iberoamericana para la Acreditación de la Calidad de la Educación Superior – RIACES, juntamente com representantes dos países do UNASUL e do MERCOSUL. Os debates internacionais têm por objetivo avaliar os impactos dos sistemas internacionais na avaliação da Educação Superior.