Andifes participa de transmissão de cargo do ministro Aloizio Mercadante

A presidente da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), Maria Lucia Cavalli Neder, participou ontem (8), juntamente com outros reitores (as) das Universidades Federais, da transmissão de cargo do ministro da educação (MEC), Aloizio Mercadante.

Em seu discurso o novo ministro afirmou que a “bússola” da sua gestão será o Plano Nacional de Educação (PNE), com foco na formação de professores e inclusão escolar nos níveis básicos de educação. Aloizio Mercadante disse ainda que o momento de ajuste financeiro não deve desencorajar, mas inspirar para fazer um melhor trabalho, no ministério que é “urgência nacional” para a presidente Dilma Rousseff.

Sobre o ensino superior público, o novo ministro afirmou que os projetos são para consolidar o processo de expansão, com foco na qualidade e incentivo à internacionalização. Mercadante destacou ainda a necessidade de se investir no Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES), e na importância das universidades compartilharem boas práticas para melhorar as formas de gestão.

Segundo os projetos do novo ministro, a MEC deverá investir na reestruturação da Universidades Aberta do Brasil (UAB), no PIBID, continuar com o projeto iniciado por Renato Janine de formação da Base Curricular Comum, e por fim disse que vai solicitar que a CAPES, juntamente com a comunidade científica, faça um projeto de modelo de reavaliação da qualidade da pós-graduação.

A presidente da Andifes ressaltou que as prioridades postas pelo ministro Aloizio Mercadante vão ao encontro da proposta da Associação já entregue os Ministério de Educação. “Colocamos para o MEC a necessidade de consolidar a expansão das universidades e desta revisão dos principais programas nacionais que dão sustentação às políticas de educação superior, como REUNI, ENEM, SISU, UAB, PARFOR, PIBID e Ciências Sem Fronteira”, afirmou Maria Lucia Cavalli.