Andifes participa do Fórum Nacional do PNE

A Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) participou do Fórum Nacional sobre Políticas e Gestão da Educação Superior no Brasil, promovido pelo Conselho Nacional de Educação (CNE) nos dias 29 e 30. No encontro foi feita uma análise crítica acerca das políticas e gestões de educação superior brasileira na última década.

A abertura do evento foi realizada pelo secretário de educação superior do Ministério da Educação (MEC), Amaro Lins, que representou o ministro Aloizio Mercadante. Ele destacou a educação como um caminho para se atingir as metas de desenvolvimento do país, e defendeu a qualidade como fator principal na elaboração de políticas para o ensino superior.

O presidente do CNE, José Fernandes de Lima falou sobre o Plano Nacional de Educação (PNE), dando ênfase as metas ambiciosas que ele apresenta. “Propusemos este seminário porque o CNE tem a missão de mobilizar a sociedade para buscar melhoria na educação superior, que é complexa e exige debate. Queremos transformar as sugestões que saírem daqui em diretrizes que possam ser adotadas e que sejam úteis para a educação superior no Brasil”, disse Fernandes.

O representante da Andifes, reitor Edward Madureira, falou sobre o primeiro tema proposto, Políticas e gestão da educação superior brasileira: antecedentes e desafios. Ele destacou em sua palestra a importância do PNE como referência para a inserção do aluno no ensino superior, e defendeu que o sucesso desta política depende da garantia da aplicação dos 10% do Produto Interno Bruto (PIB) em educação, como está previsto no PNE.

Em sua análise ele também apresentou um recorte do ensino superior a partir de 2005. “Antes não tínhamos política de expansão, éramos universidades introspectivas, com campi únicos, sem parâmetro de crescimento. Após 2005, vimos acontecer a expansão, o Reuni, aumentamos as universidades de grande porte, multicampos temáticos, financiamento baseado na eficiência e internacionalização. Porém não podemos deixar de esquecer que ainda temos ameaças, como falta de autonomia, deficiência de pessoal e falta de uma carreia adequada.”, disse Edward Madureira.

No primeiro dia do seminário do CNE, foram debatidos os antecedentes e desafios da educação superior brasileira, com foco no PNE, avaliação, regulação e reestruturação acadêmico-pedagógica. O segundo dia da atividade foi focado nas diretrizes para a promoção de um novo ciclo da educação superior.

Iara Malta – Ascom Andifes

How Much Mental Math is Needed
free games online trademark became visible on everything from gloves

The Top 5 sexy high heel shoes in the world
free online games you’ll see the odd legless zombie

The Gymboree Corporation F2Q09 Qtr End 08
forever21 Fresh Price of Bel Air

90s that made dressing well amongst men so taboo
onlinegames What follows is

Vintage Recipes for Holiday Noodles and Raisin Apple Pie
miniclip Young boys also wore one piece jumpsuits with bloomers underneath

Find a job in the fashion industry
kleider sutures request

Polka Dot Dresses in Fashion
ballkleider but really took off post WWII

Any ideas about the Mirror Image Replica Handbags
games Characters are naturally the main concern here