Andifes participa do lançamento do novo Portal da Capes e do I Fórum Franco-Brasileiro

A diretoria da Associação Nacional dos Dirigentes de Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) participou, nesta quarta-feira, 11 de novembro, do lançamento do novo portal de periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e do I Fórum Franco-Brasileiro de Educação Superior e Pesquisa.

Participaram do evento da Capes o presidente da Andifes Alan Barbiero (UFT) e a 1ª vice-presidente Ana Dayse Dórea (Ufal). Além do novo layout, foram apresentadas as novas funcionalidades do Portal de Periódicos da Capes, que disponibiliza gratuitamente mais de 21 mil títulos, 130 bases de dados e 150 mil livros. O diretor de Programas e Bolsas da Capes Emídio Cantídio explicou as novas dinâmicas para a busca de periódicos, e novidades como o usuário identificado, que por meio de um cadastro no site terá vantagens. “O jovem cientista curioso poderá vasculhar muitas informações e buscar em diversas áreas do conhecimento, de maneira integrada”, ressaltou Emídio Cantídio.

I Fórum Franco-Brasileiro de Educação Superior e Pesquisa
Na seqüência, o reitor Alan Barbiero participou da mesa de abertura do I Fórum Franco-Brasileiro de Educação Superior e Pesquisa, ao lado da secretária de Educação Superior Maria Paula Dallari Bucci, do diretor de Relações Internacionais da Capes Sandoval Carneiro, do diretor-geral de Ensino Superior e Integração Profissional do Ministério do Ensino Superior e Pesquisa da França Alain Coulon, do presidente do Cofecub Pierre Jaisson e do Conselheiro de Cooperação e Ação Cultural da Embaixada da França Pierre Colombier.

O evento, que faz parte do calendário oficial do Ano da França no Brasil, discutirá, até o dia 13 de novembro, a cooperação acadêmica entre Brasil e França e novas parcerias entre os países. Segundo o reitor Alan Barbiero as Instituições Federais de Ensino Superior brasileiras sempre foram incentivadas a buscar a cooperação e tem uma história bem sucedida de relações com a França, que ainda podem ser ampliadas.

A secretária de Educação Superior do Ministério da Educação (MEC) Maria Paula Dallari Bucci afirmou que o Ensino Superior brasileiro tem a marca da cultura francesa e lembrou a influência de Claude Lévi-Strauss, um dos pioneiros da Universidade de São Paulo, morto neste mês. O antropólogo francês também foi lembrado no discurso da ministra da Educação Superior e Pesquisa da França, Valérie Pecresse, lido pelo representante Alain Coulon. Os discursos mostraram a concordância de Brasil e França na consolidação de estratégias bilaterais e no investimento em novas ações referentes à pesquisa e novas tecnologias.

O presidente da Andifes Alan Barbiero também participou de mesa-redonda sobre a Globalização e a abertura à internacionalização das universidades, na manhã do dia 12 de novembro.

Foto: Tatiana Beltrão/MEC