Andifes participa do lançamento do Pacto #HumanizaRedes

A Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) participou dia 7, no Palácio do Planalto, do lançamento do Pacto #HumanizaRedes, que tem como objetivo o enfrentamento às violações de direitos humanos na internet e busca conciliar a liberdade de expressão e informação.

O pacto permitirá o mapeamento e a apuração de denúncias feitas on-line, as quais serão encaminhadas à Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos, à Ouvidoria da Igualdade Racial e à Ouvidoria da Mulher, dependendo de cada caso, com especial atenção para a proteção de crianças e adolescentes.

A iniciativa do Governo Federal teve o apoio das Universidades Federais da Bahia (UFBA) e da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e a participação de diversas entidades da sociedade civil e o apoio de grandes empresas, como Google, Facebook e Twitter.

O Ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro assinou uma portaria interministerial que atribui ao Ministério da Educação (MEC) o fornecimento de material educativo à rede de ensino para difundir boas práticas de prevenção de violações de direitos humanos na internet.

O material será elaborado por grupo de trabalho que terá a participação de outras Universidades Federais. Além disso, será criado um programa pedagógico sobre o tema, a ser aplicado na rede de ensino, sempre com apoio de professores e pais.

Acesse aqui a página do Pacto

Com informações MEC e Planalto