Andifes participa do seminário dos dez anos do Sinaes

A Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições de Ensino Superior (Andifes) participou esta semana (14), em Brasília, do Seminário Comemorativo dos Dez anos do Sinaes (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior). O evento realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), debateu sobre a implantação, concepções, objetivos e perspectivas do sistema.

O reitor José de Arimatea de Matos (Ufersa) representou a Associação como debatedor na mesa que tratou do processo de criação do Sinaes e sua evolução. Entre os palestrantes estavam os ex-diretores de Avaliação de Educação Superior do Inep, Dilvo Ristoff e Iguatemy de Lucena, e a atual diretora do órgão, Claudia Maffini Griboski.

Para o representante da Andifes o Sinaes é um processo necessário para as universidade e vem sendo discutido pela Associação para que se obtenham melhorias. “O sistema de avaliação é complexo e as universidades ainda enfrentam problemas, especificamente as menores e as localizadas no interior do país. Debate como este é importante para buscarmos aprimoramento”, explicou José de Arimatea.

O reitor destacou que é preciso dar atenção a formação e capacitação dos avaliadores, e exemplificou com problemas enfrentados pela Ufersa. “O avaliador regional leva em conta a competitividade entre os cursos. Além disso, poucos conhecem, por exemplo, sobre bacharelado interdisciplinar, causando prejuízo nas avaliações. Também enfrentamos obstáculos para criar coordenações de avaliação, pois os professores não querem assumir o cargo de coordenador, por preferirem buscar suas qualificações”, disse Arimatea.

Para a reitora da Universidades Federal do Rio Grande (FURG), Cleuza Maria Sobral, o Sinaes estabeleceu a cultura da avaliação dentro das Universidades Federais e ao longo do tempo foi se qualificando. “Passamos por um processo de evolução tanto da auto- avaliação quanto da avaliação externa dos cursos. Entendo que o conceito do Sinaes deve ser mantido, mas aprimorado”, disse.Cleuza Sobral destacou que o Sinaes passa por debates constantes no âmbito das Universidades Federais capitaneado pelo Colégio de Pró-reitores de Graduação.

As outras medidas discutidas foram a integração com os sistemas estaduais de educação e o uso efetivo de tecnologias da informação à institucionalização da auto-avaliação das instituições e o aprimoramento do Conceito Preliminar de Curso (CPC), Índice Geral de Cursos (IGC) e do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade). Além disso foi trabalhada a necessidade da interiorização do ensino superior e o papel do Sinaes nessa expansão.

Ascom Andifes

Rachel Hurst spring 2013 fashion show at Suite 200
free games online the artwork changes from chapter to chapter

Style of Pants to Wear to Hide Your Stomach
cheap flights even if characters and you also also

ANN INC Management Discusses Q1 2013 Results
forever 21 We can help arrange sandcastle building lessons

Low Heels Vs High Heels
jeux nordstrom administration speaks about q1 2012 improvement

Get Educated About Diamonds and Save Money
games They know more than you

Fashion Etiquette for White Shoes
kleider Look for this

7 Ways to Wear Liquid Leggings
ballkleider When you go into the store after it’s just opened

Shoes Designed for Comfort and Fashion
cool math 3 renowned techniques to tie up a headband