Andifes promove o seminário “Acesso à universidade pública, gratuita e de qualidade”

Para dar continuidade ao debate sobre o novo modelo de processo seletivo das universidades federais, proposto pelo Ministério da Educação (MEC), a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) promoverá, no dia 27 de abril, o Seminário “Acesso à universidade pública, gratuita e de qualidade”, no Hotel Nacional, em Brasília, às 9h. Os reitores, pró-reitores de graduação e diretores de comissões de vestibulares das Ifes foram convidados para participar do evento, que visa subsidiar o debate e as decisões acerca da nova forma de ingresso nas universidades. A programação do seminário visa oferecer elementos para a discussão, abordando, por exemplo, os objetivos do novo Enem, se ele realmente cumprirá o papel de seleção e, ao mesmo tempo, reestruturação do Ensino Médio, a viabilidade do exame como sistema de seleção para ingresso nas universidades federais, as vantagens deste novo modelo em comparação aos já existentes, as condições e necessidades para implantação.

O seminário terá como palestrantes a secretária de Educação Superior do MEC Maria Paula Dallari, o vice-presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) Otávio Velho, a presidente do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) Maria Auxiliadora Seabra, a presidente do Conselho Nacional de Educação (CNE) Clélia Craveiro, o presidente da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES) Ismael Cardoso, o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) Reynaldo Fernandes, os coordenadores de comissões de vestibulares José Carlos Almeida de Lima (Universidade Federal de Alagoas) e Júlio Felipe Szeremeta (Universidade Federal de Santa Catarina) e a presidente do Fórum de pró-reitores de Graduação (Forgrad) pró-reitora Sandramara Matias Chaves (Universidade Federal de Goiás).

Além da programação do seminário, o tema da modificação dos vestibulares motivou a realização de uma reunião técnica, na manhã da terça-feira (28).  Nesta oportunidade, serão discutidos procedimentos relativos à operacionalização do novo processo seletivo, como a implantação do mesmo, cronograma de atividades e detalhes técnicos acerca da prova.

Conselho Pleno
Ainda no dia 27 de abril, das 14h30 às 18h e no dia 28, das 8h às 12h30, será realizada a 95ª Reunião Extraordinária do Conselho Pleno da Andifes, na sede da associação. O ministro da Educação Fernando Haddad participará da plenária às 9h do dia 28. Os pontos de pauta da reunião do conselho são autonomia universitária, o novo Enem e o sistema de seleção unificado, orçamento das IFES e eleições para a diretoria da Andifes.

Durante a reunião, no dia 27, às 17h30, a diretoria da Andifes entregará os troféus aos vencedores do IV Destaque Andifes de Jornalismo das Ifes, prêmio concedido anualmente às melhores publicações das assessorias das universidades. Nesta edição, os vencedores foram a Universidade de Brasília (UnB), Universidade Federal Fluminense (UFF) e Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

O objetivo é valorizar e estimular a produção e publicação de jornais institucionais e o trabalho das assessorias de comunicação, responsáveis pelos periódicos e por toda a política de comunicação, que é imprescindível para as universidades. Sobre a importância dos periódicos e a iniciativa de premiá-los, o secretário executivo da Andifes Gustavo Balduino afirmou: “Os jornais tratam de diversos assuntos, desde as decisões administrativas, passando pela divulgação científica, com notícias sobre pesquisas de ponta e o reconhecimento do trabalho dos pesquisadores, além de informar a comunidade acadêmica e a sociedade sobre as ações das universidades e os assuntos em discussão”.